Representantes do Crea participam de várias reuniões sobre a retomada dos serviços da VLI no Porto Seco de Anápolis

O assessor técnico do Crea-GO, Eng. Civ. Antônio de Pádua, participou, no dia 15 de fevereiro, em Brasília, de reunião promovida pela senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), para discutir a paralisação do transporte de contêineres na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e os gargalos logísticos que obstruem o funcionamento das ferrovias goianas.

Também participaram da reunião, representantes da empresa Valor da Logística Integrada (VLI), concessionária que administra a FCA: a gerente Fabíola Fulgêncio; o coordenador de Relações Institucionais, José Oswaldo Cruz; o gerente de Relações Institucionais, José Geraldo Azevedo; e o diretor Comercial da VLI para o Estado de Goiás, Diego Zanella. Sérgio Hajjar e Everaldo Fiat, diretores do Porto Seco de Anápolis, e assessores da senadora Lúcia Vânia também estiveram presentes.

Desde novembro de 2017, o transporte de contêineres na FCA, no trecho entre Anápolis e Sumaré-SP, está suspenso. De acordo com a VLI, a paralisação ocorreu pela falta de demanda. Na reunião, os representantes da VLI sinalizaram a intenção de buscar uma solução para o problema junto aos representes do Porto Seco de Anápolis.

No Crea-GO – Na manhã do dia 22 de fevereiro, o assunto foi retomado na sede do Crea-GO. Os diretores José Oswaldo Cruz, Diego Zanella e o consultor comercial para Goiás, Erico Rodrigo Gomes, fizeram uma apresentação institucional da Concessionária VLI e mostraram aos representantes do Crea, o planejamento estratégico para voltar a operação no Porto Seco de Anápolis. Pelo Crea-GO, participaram da reunião: o superintendente Helder Borges,  o assessor técnico Antônio de Pádua e o assessor institucional Victor Resende.

Na Fieg – No mesmo dia, à noite, na sede da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg) foi realizada mais um debate, que incluiu o setor produtivo de Goiás. Novamente, a VLI apresentou o planejamento estratégico para voltar a operação no Porto Seco de Anápolis. Logo em seguida, Na reunião ficou sinalizado que o serviço de transporte de contêineres será retomado na primeira quinzena de março, mediante ajustes de logística do setor produtivo e  tratativas comerciais com o governo do Estado de Goiás.

Pela Fieg participaram o presidente Pedro Alves de Oliveira e o presidente do Conselho Temático de infraestrutura da Fieg, Célio Eustáquio de Moura. Pela VLI, o gerente geral comercial Diego Zanella, e os diretores José Geraldo de Azevedo Lima e José Osvaldo Cruz. Pelo Crea-GO,  o assessor técnico Antônio de Pádua e o assessor institucional Victor Resende. Além da senadora Lúcia Vânia.

A paralisação do transporte de contêineres na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) foi uma das pautas discutidas durante a reunião

Diretores da VLI se reúnem com representantes do Crea e apresentam planejamento estratégico da empresa

Debate na Fieg ocorreu com a presença do setor produtivo e da senadora Lúcia Vânia