Francisco Almeida recebe visita de conselheiro da Embaixada de Belarus no Brasil

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, recebeu, na manhã de hoje (20/2), a visita do conselheiro da Embaixada da República de Belarus no Brasil, Aleksandr Shkatulov. O representante bielorrusso esteve acompanhado pelo secretário de Assuntos Internacionais de Goiás, Armando Melo e Santos; e os assessores do Gabinete de Assuntos Internacionais, Alexandre Costa e Fernanda Guimarães. O superintendente do Crea-GO, Helder Borges, também participou da reunião. O objetivo do encontro foi dar continuidade ao contato da Embaixada de Belarus com o governo do Estado de Goiás.

De acordo com o assessor do Gabinete de Assuntos Internacionais de Goiás, Alexandre Costa, a reunião foi uma continuidade do Tratado de Irmandade que o Governo do Estado tem com a capital de Belarus, Minsk, desde 2010. “Em novembro do ano passado, recebemos a visita do vice-primeiro-ministro de Belarus, Anatóly Kalinin, a Goiás. Ele trouxe uma delegação tanto governamental quanto de empresários, para conhecer o trabalho realizado em Goiás e também algumas oportunidades. Hoje, com a visita da Embaixada, continuamos a discussão, com o objetivo de identificar especificidades do que exatamente pode ser feito em Goiás e como pode ser feito, para que isso seja repassado para empresas privadas, para que elas comecem a se instalar em Goiás”, explicou.

Ainda na reunião, o representante bielorrusso buscou saber do Crea-GO o que é necessário para a instalação de uma fábrica de tratores da Minsk Tractor Works no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA). Os representantes do Conselho o orientou e ainda entregaram um passo a passo sobre o processo. Também durante o encontro, foram discutidos a possibilidade de investimento em infraestrutura na construção civil e também no que tange ao município de Goiânia, como viadutos e a reforma da Marginal Botafogo; além de agricultura de alto nível, o que o Governo de Goiás e o Crea-GO devem trabalhar em conjunto, assim que obtiverem informações mais precisas sobre a produção de Belarus.

Para o representante da Embaixada de Belarus, Aleksandr Shkatulov, a reunião no Crea-GO foi proveitosa. “Vamos continuar trabalhando nesta direção e, caso seja necessário, organizaremos outra visita, para continuarmos as discussões. Esperamos poder contribuir com Goiânia em relação ao projeto de infraestrutura e também na esfera da agricultura – vamos solicitar ao nosso Ministério da Agricultura os dados de produção de Belarus e informar a vocês. Se possível, organizaremos ainda uma visita de nossa delegação com representantes de nosso governo para também ter essa experiência”, comentou Aleksandr.

Para o presidente Francisco, a reunião mostra a importância do Crea-GO na discussão de assuntos que envolvem a engenharia no Estado de Goiás. “Estamos abertos a auxiliar e participar das discussões em prol do desenvolvimento sustentável no Estado de Goiás. Este é um dos principais papéis do Conselho e trabalharemos juntos para implementar projetos de médio e longo prazos em Goiânia e região”, destacou.

O secretário de Assuntos Internacionais de Goiás, Armando Melo e Santos (E); o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida; o conselheiro da Embaixada da República de Belarus no Brasil, Aleksandr Shkatulov; os assessores do Gabinete de Assuntos Internacionais, Fernanda Guimarães e Alexandre Costa; e o superintendente do Crea-GO, Eng. Agr. Helder Borges (D), durante reunião na sede do Conselho goiano