Horário de Atendimento: 8h às 17h

Representantes do Crea-GO participam do VII Encontro de Líderes em Brasília

     A renovação de grande parte das lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua para o período 2018/2020 marca o VII Encontro de Líderes Representantes, iniciado na capital federal, na manhã desta quarta-feira (21/2), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O evento também abre a agenda nacional de trabalho do Sistema e atende à Lei nº 5.194/66, que prevê a realização de ao menos uma reunião anual dos representantes dos Conselhos Federal e Regionais, a fim de estudarem e estabelecerem providências que assegurem ou aperfeiçoem a aplicação da referida Lei.

     O encontro vai até o dia 23 (sexta-feira) com 800 lideranças da Engenharia, Agronomia, Meteorologia, Geologia e Geografia definindo o plano de trabalho 2018 dos fóruns consultivos do Sistema: Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas, Colégio de Entidades Nacionais e Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea.

 

O VII Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua está sendo realizado no CICB em Brasília, ate sexta feira
O VII Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua está sendo realizado no CICB em Brasília até sexta feira

     A abertura do evento foi realizada pelo Eng. Civ. Joel Krüger, Presidente do Confea. Em sua fala, o Eng. Krüger destacou que 2018 será o ano da fiscalização para o Sistema, no qual será dado início a um trabalho de aperfeiçoamento e intensificação dessa atividade que deve prosseguir nos anos seguintes. O presidente do Confea também destacou a aproximação que pretende fazer com o Ministério do Planejamento. “A valorização das profissões, dos profissionais e das empresas, a discussão da empregabilidade e das normas de trabalho passam pelo Ministério do Planejamento. São temas que preocupam e devem ser tratados por meio do diálogo”, afirmou o presidente do Confea, que anunciou a elaboração de um plano de trabalho a ser construído com os diversos fóruns que compõem o Sistema Confea/Crea. “Vamos aproximar nossa gestão desses colegiados. Vamos receber e levar demandas”, garantiu.

 

Durante abertura do Encontro, o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, destacou que 2018 será o ano da fiscalização para o Sistema Confea/Crea
Durante abertura do Encontro, o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, destaca que 2018 será o ano da fiscalização para o Sistema Confea/Crea

 

     Substituindo o ministro Dyogo Oliveira, do Planejamento, Orçamento e Gestão, o secretário adjunto de Assuntos Econômicos do MPOG, Júlio Alexandre Menezes da Silva, representou o governo federal. Em sua fala, descreveu o novo ciclo da economia brasileira com as melhorias que o governo Temer vem realizando desde quando assumiu em 2016, e garantiu “dias melhores para a economia, país e investimentos em infraestrutura”.  Reformas estruturantes com o estabelecimento de um ambiente de negócios favorável por meio das Parcerias Público Privadas (PPs) e do novo Programa de Financiamento Estudantil (Fies), além da modernização da administração pública e de um governo digital para atender as demandas da sociedade foram alguns dos tópicos tratados por Menezes da Silva.

 

O Secretário Adjunto de Planejamento e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Júlio Alexandre Menezes da Silva, abriu os trabalhos falando sobre o novo ciclo de desenvolvimento da economia brasileira
O Secretário Adjunto de Planejamento e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Júlio Alexandre Menezes da Silva, abre os trabalhos falando sobre o novo ciclo de desenvolvimento da economia brasileira

     A presidente do Crea-DF, Eng. Maria de Fátima Ribeiro Có, deu boas vindas às 700 lideranças presentes e falou em nome de todos os presidentes regionais. “Espero que este encontro seja um sucesso e de resultados”, ressaltou. Ela ainda citou os recentes desabamentos ocorridos em Brasília, destacando a necessidade de alavancar a importância da engenharia e dos profissionais de engenharia serem ouvidos sobre as questões técnicas. “A engenharia não pode mais ser lembrada somente quando ocorre acidentes, e na historia recente do país, quando se fala em corrupção. Tenho certeza de que todos os presidentes regionais ficaram preocupados com a repercussão nacional dos desabamentos e em alerta com o que pode acontecer pela falta de manutenção dos prédios e obras públicas. Hoje é uma oportunidade impar de fazermos um chamamento para que o Sistema Confea/Crea insista na necessidade da manutenção preventiva ou corretiva e na obrigatoriedade da responsabilidade técnica”. Já Paulo Roberto Queiroz Guimarães, presidente da Mútua, Caixa de Assistência, falou da importância das parcerias com Creas e Entidades Nacionais de representação profissional e de novos produtos e serviços oferecidos aos associados. 

 

A presidente do Crea-DF, Eng. Maria de Fátima Ribeiro Có, representou os presidentes de todos os Regionais
A presidente do Crea-DF, Eng. Maria de Fátima Ribeiro Có, representa os presidentes de todos os Regionais

     Além do Presidente do Confea e do Secretário, também compuseram o dispositivo de honra a Eng. Maria de Fátima Ribeiro Có, Presidente do Crea-DF; o Eng. Paulo Guimarães, Diretor Geral da Mútua; a Eng. Alice Helena Coelho Scholl, Coordenadora Nacional das Câmaras de Engenharia Civil; Eng. Edson Alves Delgado, Conselheiro Federal; Eng. Ângelo Petto Neto, Presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil – Confaeab; e o Eng. Lenaldo Cândido de Almeida, pelo Instituto Politécnico da Bahia – IPB.

    A parte da manhã encerrou-se com uma apresentação da Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP), coordenada pelo Eng. Ronald do Monte Santos, acompanhado do Eng. Reynaldo Barros, da Superintendência de Integração do Sistema, do Confea.

 

A parte da manhã foi encerrada pelo coordenador da CEEP, Eng. Ronald do Monte Santos
A parte da manhã foi encerrada pelo coordenador da CEEP, Eng. Ronald do Monte Santos

    A comitiva do Crea-GO marca presença no evento, com cerca de 17 integrantes, entre diretoria, coordenadores de câmaras Especializadas, Coordenadores de Comissões Permanentes, membros do Crea Jovem e o coordenador nacional de 2017. O Eng. Francisco Almeida, Presidente do Crea-GO, durante a cerimônia de abertura do Encontro, recebeu do Eng. Joel Krüger, Presidente do Confea, homenagem relativa à sua eleição no ano passado, homologada pelo Plenário do Conselho Federal.

 

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida (D), recebe homenagem relativa à sua eleição no ano anterior, do presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger (E)
O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida (E), recebe homenagem relativa à sua eleição no ano anterior, do presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger (D)

    A parte da tarde do dia 21 conta com a abertura da 1ª Reunião Ordinária dos Fóruns Consultivos do Sistema Confea/Crea  e Mútua (exercício 2018), a reunião dos representantes dos Colégios de Entidades Regionais – CDERs e das Entidades Precursoras, a apresentação da Comissão de Educação e Atribuição Profissional – CEAP do Confea e a palestra magna “A proatividade da Engenharia na Justiça”, proferida pelo Ministro Nefi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça. A partir das 19h acontece a Posse Solene do Eng. Civ. Joel Krüger como Presidente do Confea.

 

Baixe nossos Aplicativos 

   



 

Redes Sociais