Francisco Almeida é eleito coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea

Em Brasília, onde participa do VII Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, foi eleito, por unanimidade, para exercer a função de coordenador do Colégio de Presidentes (CP) do Sistema Confea/Crea durante o ano de 2018. O presidente do Crea-SE, Eng. Agr. Arício Resende Silva, completa a chapa eleita, como coordenador-adjunto. A eleição foi realizada ontem (21/2), primeiro dia do Encontro.

Comprometido com o fortalecimento das profissões que compõem o Sistema Confea/Crea e Mútua, o novo coordenador do CP afirma que trabalhará com prioridades. “Temos algumas prioridades com as quais pretendemos avançar neste ano, como o Livro de Ordem, o piso salarial, a obrigatoriedade do pagamento de anuidade por parte de órgãos públicos e a importância de nossos profissionais em cargos públicos, por exemplo. Há muita coisa acontecendo, sobre as quais temos sido omissos, o que permite que outros Conselhos assumam nossas atribuições e até mesmo elaborem resoluções que prejudicam nossas profissões. Agora chegou o momento de sermos mais ativos. Vamos assumir nossa verdadeira função, enquanto órgãos defensores dos interesses da sociedade”, defende.

Francisco Almeida ainda destaca que a gestão de Joel Krüger no Conselho Federal contribuirá para o trabalho do CP. “O auxílio do presidente do Confea é condição indispensável para um bom trabalho do Colégio de Presidentes, e certamente teremos apoio total e irrestrito do Joel para fazermos mudanças e deixar nossa marca”, ressalta.

Segundo o coordenador-adjunto, Arício Resende, a expectativa é “fazer um trabalho de agregação, de mudanças e de efetividade dos Conselhos em propostas que realmente tragam resultados positivos para todo o Sistema Confea/Crea e Mútua. Não adianta apresentarmos propostas inconsistentes. Os conselhos passam por problemas e precisamos realizar um trabalho que traga resultados efetivos junto à sociedade e aos profissionais, e é isso que procuraremos fazer em nossa gestão”.

O presidente do Crea-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann (C), que comandou a reunião até a eleição, passa o cargo a Francisco Almeida (E), e Arício Resende (D)

CCEEE – Ainda durante o primeiro dia do VII Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, o conselheiro goiano Eng. Eletric. e Seg. Trab. Jovanilson Faleiro foi eleito coordenador da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE). O engenheiro exercerá a função durante o ano de 2018 com o auxílio da Eng. Eletric. Cristina de Abreu Silveira, do Crea-BA.

Segundo Jovanilson, em sua gestão, a CCEEE trabalhará segundo uma visão macro do Sistema. “Considerando todas as mudanças pelas quais o Sistema está passando, nossa metodologia será trabalhar a favor da melhoria e fortalecimento da modalidade elétrica, mas também de todas as outras, já que, se o Sistema, como um todo, não estiver fortalecido, todas as modalidades estarão enfraquecidas. Queremos trabalhar com a nossa modalidade, mas tendo em vista o fortalecimento de todo o Sistema Confea/Crea. Também queremos desenvolver ações em defesa da sociedade e em prol da colocação de nossos profissionais no mercado de trabalho”, frisa.

No segundo dia de evento (22/2), Jovanilson ainda foi eleito representante das Coordenadorias Nacionais junto à Comissão Organizadora da 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Para o conselheiro goiano, a segunda eleição mostra que "o Crea-GO vem fazendo um bom trabalho, tanto em relação a todo o serviço como Conselho, quanto com os conselheiros que hoje compõem seu Plenário".

Jovanilson Faleiro defende sua candidatura em reunião da CCEEE