Posse solene do presidente Joel Krüger é realizada no Encontro de Líderes

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida (E) compõe dispositivo de honra como coordenador do Colégio de Presidentes durante posse solene do presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger

Na noite de ontem (21/2), os participantes do VII Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua voltaram a lotar o auditório do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, para acompanhar a posse solene de Joel Krüger no cargo de presidente do Confea.

Eleito para o triênio 2018/2020, Krüger foi aplaudido de pé ao exibir o Termo de Posse assinado e ovacionado ao final de seu discurso, no qual se comprometeu a valorizar as profissões do Sistema Confea/Crea, formado pelos fóruns de entidades nacionais, conselhos regionais, câmaras especializadas e instituições de ensino, e que tem registrados cerca de 1 milhão e 400 mil profissionais, além de 350 mil empresas.

“Foi uma caminhada longa”, disse ao historiar sua trajetória no Sistema, iniciada há 12 anos como conselheiro do Crea Paraná. Na sequência, pediu “cooperação para implantar as mudanças necessárias ao Sistema”, e convocou todos os profissionais “para trabalhar juntos  e fortalecer as geociências, a engenharia e retomar o desenvolvimento do Brasil”.

Durante a cerimônia, Joel agradeceu os presidentes de Creas que o antecederam no Paraná, assim como o que o sucede. Família, presidentes de Creas, conselheiros federais e regionais, entidades de classe, representantes da academia e de entidades precursoras foram saudados por Krüger e aplaudidos por todos, como reconhecimento pelo trabalho de cada fórum que compõe o Sistema.  “Conto com todos para atender os compromissos de campanha e os desejos dos profissionais, como a criação da carreira de Estado e a valorização de nossas geociências e o nosso capital humano”, conclamou o presidente do Confea.

Sobre a situação das empresas estatais, Krüger mostrou-se preocupado. “Não se pode assistir passivamente ao desmonte de empresas como Petrobras, Itaipu, Embrapa e  Eletrobrás, que correm sério risco de privatização. Essas empresas precisam ser valorizadas porque são responsáveis por aplicação de conhecimento, capitais tecnológico e humano”.

Joel ainda defendeu a reciprocidade com outros países, no caso da vinda de profissionais estrangeiros. “Nosso Conselho é dos profissionais e das empresas”, afirmou, antes de esclarecer que serão bem-vindos os engenheiros que venham de países que oferecem reciprocidade.

A defesa do salário mínimo profissional, que “deve sair do discurso e ser mais eficaz” e o “exercício ético das atividades profissionais” também foram destacados pelo presidente do Confea, que criticou a Lei de Licitações – na modalidade pregão para serviços que dependam de conhecimento teórico –, e a criação indiscriminada de cursos. Ao falar da defesa de leis e projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional e que sejam de interesse da área tecnológica, disse acreditar que “a atuação do Sistema precisa ser mais efetiva”. Antes de encerrar e ser ovacionado pelas 800 pessoas presentes, Joel Krüger afirmou que “está no Confea  a serviço dos profissionais, mas principalmente a serviço do Brasil”.

O presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger é aplaudido de pé pelas 800 lideranças da Engenharia, Agronomia, Meteorologia, Geologia e Geografia presentes no VII Encontro de Líderes Representantes, ao exibir o Termo de Posse assinado

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, que compôs o dispositivo de honra como coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua (CP),  lembrou o processo eleitoral. “Não foi fácil. Mas lutamos, lutamos e estamos vendo esse sonho realizado, para tornar o Sistema o representante dos nossos profissionais, e valorizado pela sociedade. O Colégio de Presidentes já demonstrou que estamos unidos para que todos os profissionais tenham a mesma qualidade de atendimento. Somos únicos, parabéns Joel e parabéns a todos”, disse, sob aplausos.

Durante sua fala, o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, coordenador do CP, destacou a união dos Regionais para que todos os profissionais tenham a mesma qualidade de atendimento

O VII Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua prossegue até amanhã (23/2), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, e reúne cerca de 800 profissionais de todo o país, entre eles, representantes dos fóruns consultivos do Sistema.

Posse Administrativa - O presidente Joel Krüger já havia sido empossado administrativamente no dia 15 de janeiro de 2018, pelo então vice-presidente no exercício da presidência do Federal, Eng. Agr. Daniel Antonio Salati Marcondes. A homologação da eleição de Krüger ocorreu durante a 11ª Sessão Plenária Extraordinária do Confea, realizada nos dias 28 e 29 de dezembro de 2017.