Novas universidades federais são criadas em Goiás

O Plenário do Senado aprovou ontem (21/2) a criação de duas universidades no estado de Goiás: a Universidade Federal de Catalão (UFCAT), e a Universidade Federal de Jataí (UFJ). As instituições de ensino serão criadas a partir do desmembramento da Universidade Federal de Goiás (UFG). Como não sofreram mudanças, os textos seguem para a sanção presidencial.

A criação das universidades havia sido aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) no dia 20 de fevereiro, quando os projetos (PLC 5/2018 e PLC 7/2018) seguiram com urgência para a análise do Plenário. Relatora do texto na CE, a senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) pediu o apoio dos colegas na votação e lembrou os vinte anos de luta para a criação das instituições. Para ela, as duas universidades vão promover o desenvolvimento local.

Com a criação da UFCAT, os cursos, alunos e cargos da antiga UFG – Regional Catalão, serão transferidos para a nova instituição. Entre os cursos que fazem parte do Sistema Confea/Crea que serão deslocados para a unidade, estão o de Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Engenharia de Produção. Já a UFJ, antiga Regional Jataí, será constituída dos campi da UFG, unidade acadêmica Riachuelo e da Cidade Universitária José Cruciano de Araújo (unidade Jatobá). Os alunos, escolas e colaboradores também serão translados para a nova unidade. Entre os cursos oferecidos pela universidade que também são abrangidos pelo Sistema Confea/Crea, estão o de Agronomia, Engenharia Florestal e Geografia.

Universidades federais serão criadas em Catalão e em Jataí, a partir do desmembramento da UFG nos municípios