Francisco Almeida ministra palestra durante aula inaugural dos cursos de Engenharia do IF Goiano de Trindade

Na noite de ontem (26/2), o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, ministrou a palestra “O Crea na Valorização Profissional e no Desenvolvimento Sustentável” durante aula inaugural dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica do campus Trindade do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Durante o evento, que contou com a presença do reitor do Instituto, Vicente Pereira de Almeida, Francisco falou, entre outros assuntos, sobre a responsabilidade dos engenheiros e empreendedorismo aos cerca de 50 presentes.

“A Engenharia é responsável por 80% do PIB do Brasil”, afirmou o presidente do Crea-GO. Francisco ainda falou da importância da existência da Autarquia goiana e do privilégio de haver um Conselho formado para defender a sociedade. “O Crea-GO está sendo proativo, preventivo para garantir bons profissionais no mercado de trabalho”, pontuou. Ele abordou ainda as fiscalizações realizadas pelo Crea.

Já em sua fala o reitor Vicente Pereira de Almeida destacou o auxílio da deputada federal Flávia Morais. “Neste momento difícil de captação de recursos para a Educação, agradecemos a ajuda da deputada federal Flávia Morais por meio de emendas parlamentares para aquisição de equipamentos. Ela também tem aberto as portas para nosso Instituto em outras instituições. A verticalização com qualidade é um desafio que alcançamos e precisamos manter”, frisou o reitor.

A deputada, por sua vez, desejou sucesso aos novos alunos e ressaltou a qualidade do IF Goiano, que foi avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Precisamos lutar pelo fortalecimento e valorização da educação pública”, ressaltou Flávia.

O diretor-geral do Campus Trindade, Júlio César Garcia, agradeceu a participação do Crea-GO no evento e o apoio da Reitoria na implantação do Campus e deu as boas vindas aos calouros das engenharias. “Nosso Instituto é nota 5 porque a maioria está sempre disposta a ajudar e acredito que estes futuros engenheiros possam transformar o mundo”, ressaltou.

O diretor informou ainda que 24 alunos das engenharias são egressos do Campus Trindade dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Quase 60% dos alunos do ensino médio integrado do Campus foram aprovados em instituições federais de ensino superior em 2018. “Tivemos até aprovação em Medicina. Tudo isso graças ao trabalho dos servidores do IF Goiano”, destacou.

Também participaram do evento os pró-reitores de Ensino, Virgílio José Tavira Erthal; e de Desenvolvimento Institucional, Elias Pádua; o diretor-geral do Campus Urutaí, Gilson Dourado; o gerente de Ensino do Campus Trindade, Geraldo Pereira da Silva Junior; e os coordenadores dos cursos de Engenharia Civil, Aleones José da Cruz Junior; e Engenharia Elétrica, Cleber Asmar Ganzaroli. O prefeito de Trindade, Jânio Darrot, foi representado por Bruno Manoel da Costa, do Gabinete do Prefeito. (Com informações da Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trindade)

Em sua palestra, o presidente Francisco Almeida destaca o papel do Crea-GO na valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea e no desenvolvimento sustentável de todo o Estado de Goiás