Crea-GO e prefeitura de Santa Rosa de Goiás discutem termo de cooperação técnica

No dia 21 de fevereiro, os assessores institucionais do Crea-GO Eng. Ftal. Daniel Demori e Eng. Civ. Victor Resende foram recebidos na prefeitura de Santa Rosa de Goiás, pela prefeita Leila César (PSDB), para discutir a celebração de um termo de cooperação técnica com vistas à troca de informações de interesse das partes e realização de ações que protejam a população local, melhorem a qualidade de vida dos cidadãos e promovam o desenvolvimento sustentável do município.

Também participaram da reunião, pela Prefeitura, o secretário de Administração, Welton Machado; e o advogado Alessandro Lima. Pela Associação de Engenheiros da Saneago (Ases) e a própria Saneago, estiveram presentes o presidente da associação, Eng. Eletric. Alexandre Gomes; a Eng. Civ. Débora Vilas Boas; a Téc. Saneam. Yara Fonseca; o biólogo Eduardo Veronez; e o colaborador Juliano Silva. Já o campus Hidrolândia do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foi representado pelo responsável pela seção de pesquisa, Prof. Dr. Tadeu Robson. O produtor rural Fábio Santos, que venceu o 16º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente na modalidade Elementos Naturais, também esteve presente.

Durante a reunião, os assessores institucionais do Crea apresentaram o projeto de engenharia pública do Conselho, “Casa Própria”, por meio do qual o Conselho oferece, gratuitamente, dez projetos modernos para a construção de moradias populares em processo simples e rápido, voltado para o atendimento da população de baixa renda.

Os representantes do Conselho trataram também dos projetos “Horta Caseira Sustentável”, que tem como objetivo estimular o cultivo de hortaliças em estabelecimentos assistenciais, escolas, creches e outros, utilizando estrutura simples e econômica, ocupando pequenos espaços, por meio da técnica da hidroponia; e “Calçada Acessível”, que apresenta os critérios técnicos para a adequação ou construção de calçadas, de forma a oferecer condições à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida de se locomover e realizar suas atividades de forma independente e segura. Os projetos foram bem vistos pelos participantes.

Ainda na reunião, os presentes também discutiram a formação de um Grupo de Trabalho com foco na recuperação das nascentes do município. O trabalho foi inspirado pelo projeto vencedor do 16º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, na modalidade Elementos Naturais. O produtor rural Fábio Santos foi premiado pelo projeto Córrego Cafungadinha de Recuperação Ambiental, córrego que passa pelas Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal da fazenda Acácia, situada no município de Santa Rosa de Goiás. O produtor Fábio promoveu o plantio de 30 mil mudas de árvores e também implantou curvas de nível de alta capacidade de infiltração de águas das chuvas em cerca de 95 hectares.

A partir da divulgação do projeto, Crea-GO, Ases, IF Goiano e a prefeitura de Santa Rosa de Goiás iniciaram um diálogo para executar projetos semelhantes para recuperação ambiental na cidade. Na próxima semana, nova reunião será realizada na sede do Conselho, com a presença do presidente Eng. Francisco Almeida.

O objetivo da reunião foi discutir a celebração de um termo de cooperação técnica entre a prefeitura de Santa Rosa e o Crea-GO