Em sessão plenária, conselheiros aprovam a criação de Comissão de Acessibilidade, Colégio de Instituições de Ensino e outros

Reunidos na noite de ontem (5/3), durante a 801º Sessão Plenária Ordinária do Crea-GO, os 40 conselheiros presentes discutiram assuntos de interesse do próprio Conselho, de seus profissionais e de toda a sociedade goiana. Durante a reunião, diversas propostas foram aprovadas, entre elas, a criação da Comissão de Acessibilidade do Crea-GO, do Colégio de Instituições de Ensino da Engenharia e da Agronomia, e da Coordenadoria de Auditoria. Os conselheiros, coordenados pelo presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, ainda julgaram diversos processos.

40 conselheiros se reúnem durante a 801º Sessão Plenária Ordinária do Crea-GO

Comissão de Acessibilidade – Os conselheiros aprovaram, por unanimidade, a  criação da Comissão de Acessibilidade, proposta do Departamento Técnico do Crea-GO. De acordo com o líder da Área de Análise de Processos da Fiscalização do Conselho, Eng. Alim. Danillo Bezerra, a criação da Comissão “é de grande importância para o planejamento e o desenvolvimento de ações no sentido de promover a acessibilidade entre os profissionais do Sistema Confea/Crea e a sociedade, contribuindo para que os serviços de projeto, execução, manutenção, reforma e fiscalização atendam às normas técnicas e à legislação referentes à acessibilidade”.

Caberá à Comissão de Acessibilidade difundir leis e normas de acessibilidade entre os profissionais, os órgãos públicos e a sociedade; estabelecer parcerias entre o Crea-GO e demais órgãos do poder público, visando ampliar as condições de acessibilidade de todo o Estado; envolver a sociedade em palestras e debates relacionados ao tema; participar e representar o Crea em eventos relacionados ao assunto; apreciar e emitir pareceres sobre assuntos de acessibilidade; e desenvolver um plano de fiscalização do atendimento aos quesitos de acessibilidade declarados no momento do registro da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) pelo profissional, entre outras atividades. A nova comissão  terá como coordenador o Eng. Civ. Dolzonan da Cunha Mattos; e como coordenador-adjunto, o Eng. Mec. Joaquim Gonçalves.

Colégio de Instituições de Ensino – Os conselheiros também aprovaram a proposta de criação do Colégio de Instituições de Ensino da Engenharia e da Agronomia, que será parte da estrutura de governança do Crea-GO e composta por coordenadores de cursos afetos ao Sistema Confea/Crea ministrados por instituições de ensino com sede no Estado de Goiás, pelos coordenadores das Câmaras Especializadas do Crea-GO e pelo coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Conselho, que também será coordenador do Colégio.

De acordo com o apresentado pelo coordenador de Educação e Atribuição Profissional do Crea, Eng. Agr. Ariston Afonso, o Colégio terá como principal propósito “promover a aproximação e inter-relação do Crea-GO e as instituições de ensino, sediadas em Goiás, com cursos das áreas abrangidas pelo Sistema”. Ainda segundo a proposta, a criação do Colégio de Instituições de Ensino leva em conta a “disparidade entre os Conteúdos Programáticos e também a rápida evolução do conhecimento, aliada à dinâmica manifestada pelos entes que demandam os serviços dos profissionais”. Assim, também conforme o documento aprovado, “faz-se necessário um esforço coletivo no sentido de municiar o aluno com conhecimentos que venham atender essas demandas”.

Durante a Sessão Plenária, é aprovado a criação do Colégio de Instituições de Ensino da Engenharia e da Agronomia, apresentada pelo coordenador de Educação e Atribuição Profissional do Crea, Eng. Agr. Ariston Afonso

Coordenadoria de Auditoria – Os conselheiros goianos também aprovaram a criação da Coordenadoria de Auditoria do Crea-GO. Conforme o projeto elaborado por Virgínia Curado, da Coordenadoria de Planejamento e Qualidade; e apresentado pelo superintendente Helder Borges, a Coordenadoria terá como objetivo analisar os processos e controles internos atuais, identificando suas falhas com o intuito de sugerir melhorias. Ainda segundo o projeto, a proposta de criação da Coordenadoria de Auditoria parte da necessidade do Crea-GO de “demonstrar aos públicos interno e externo informações de uma forma confiável, coerente e transparente”, o que só se dará por meio da criação de “um sistema de controle interno que possibilite a excelência como resultado, através de processos consistentes”. O responsável para coordenar e implantar o projeto, cuidar de todas as etapas, além de treinar a equipe na prática do novo serviço, será designado pela Diretoria do Crea-GO.

O superintendente do Crea-GO, Eng. Agr. Helder Borges apresenta a Coordenadoria de Auditoria do Conselho, também aprovada durante a Sessão Plenária