Presidente do Crea-PA visita sede do Crea-GO

Nos dias 5 e 6 de março, o presidente Francisco Almeida recebeu, na sede do Crea, em Goiânia, a visita do presidente do Crea-PA, Eng. Civ. Carlos Renato Milhomem Chaves, que veio a Goiás pela segunda vez.

Na sala da presidência do Crea-GO, vários projetos foram mostrados para o presidente paraense. Foram temas da reunião o projeto de implantação da Coordenadoria de Auditoria do Crea-GO, que tem como objetivo analisar os processos e controles internos atuais, identificando suas falhas e com o intuito de sugerir melhorias; o Termo de Convênio de Cooperação Mútua assinado entre o Crea e a Prefeitura de Goiânia, onde o Conselho disponibiliza a Plataforma ArcGIS - modelo de fiscalização georreferenciada que utiliza o cruzamento de dados compartilhados -  para a equipe de fiscalização. Em contrapartida, o Crea exige a ART da elaboração de todos os projetos (arquitetônico, estrutural, elétrico e hidrossanitário) e da execução das obras.

O presidente Carlos Renato também buscou informações sobre as fiscalizações realizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU), uma vez que o Crea-GO foi um dos Regionais do Sistema Confea/Crea  a ser submetido a uma fiscalização externa e todos os Creas do país vão passar por essa auditoria. Por último, ele conheceu, de perto, os procedimentos adotados pelas seis câmaras especializadas do Crea-GO – Engenharia Civil e Agrimensura, Agronomia, Elétrica, Mecânica e Metalúrgica, Segurança do Trabalho, Geologia, Minas e Engenharia Química.

Ainda na segunda-feira (5/3), no período da tarde, o Eng. Civ. Carlos Renato, acompanhado do presidente Francisco Almeida, percorreu todas as salas que abrigam as reuniões das Câmaras Especializadas, vendo, na prática, como os encontros ocorrem.

Hoje (6/3), pela manhã, Carlos Renato conversou com o superintendente Helder Borges. Após, uma hora de reunião, o gestor paraense convidou o superintendente goiano para ministrar palestras sobre o Sistema Confea/Crea e sobre Ética Profissional nas universidades públicas de Belém e Marabá. O convite formal chegará nos próximos dias.

Na próxima semana, nova equipe do Crea-PA chega em Goiânia. De 12 a 15 de março, o gerente de Fiscalização Elival Nóbrega Cruz, o agente fiscal Anderson Cleiton Foro de Souza e o téc. administrativo de TI, Ray Fran Medeiros Pires, vão fazer nova imersão no Departamento de Fiscalização para conhecerem tecnologias e ferramentas de controle que aprimorem as rotinas de fiscalização do Regional paraense.

Para o presidente do Crea-PA, a visita foi mais uma vez positiva. “Estamos fazendo uma transferência de informações entre o Crea-GO e o Crea-PA, pois hoje o Regional goiano está muito avançado em relação à maioria dos Creas do Brasil. Nossa parceria consiste na troca de informações em relação aos procedimentos de gestão, plataforma de tecnologias,  programas e aplicativos. A visita foi positiva e sempre que eu venho ao Crea-GO levo mais conhecimento. As pessoas são muito atenciosas e dispostas a transferir conhecimento e tecnologia”, declarou.

Para o presidente Francisco Almeida, a visita do Crea-PA demonstra a força  que o Crea-GO tem em todo o Brasil. “O nosso objetivo é trocar experiências e, ao mesmo tempo, fortalecer o Sistema Confea/Crea como um todo. Mais uma vez eu digo que chegou o momento de sermos mais ativos e assumir nossa verdadeira função enquanto órgãos defensores dos interesses da sociedade”, ponderou.

Primeira visita – A primeira visita do presidente do Crea-PA, Eng. Civ. Carlos Renato Milhomem Chaves, e do chefe de gabinete do Regional paraense, Eng. Civ. Alexandre de Moraes Ferreira, ao Crea-GO foi  realizada em 24 de janeiro deste ano. Eles vieram conhecer  o modelo de fiscalização georreferenciada do Crea-GO, realizada por meio da Plataforma ArcGIS, com o cruzamento de dados compartilhados por meio de acordos de cooperação técnica assinados com diversos órgãos de níveis municipal, estadual e federal; os aplicativos para smartphones desenvolvidos pelo Crea-GO com o objetivo de tornar a fiscalização goiana ainda mais eficiente: app Crea Mais Fácil, que permite a denúncia de obras e serviços irregulares; e o app GeoFisco, de uso exclusivo dos agentes de fiscalização goianos, que reúne em uma única plataforma todas as funcionalidades utilizadas pelos fiscais na execução de seu trabalho.

Presidente do Crea-PA, Eng. Civ. Carlos Renato Milhomem Chaves, visita a Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura (CEECA) do Crea-GO (D), na companhia do presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida (C) e do gestor do Departamento de Fiscalização, Eng. Mec. Walter Santana (E)

Carlos Renato Milhomem Chaves também visitou a Câmara Especializada de Agronomia (CEA) do Conselho goiano