Crea-GO e Prefeitura de Hidrolândia assinam termo de cooperação técnica

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, e o prefeito de Hidrolândia, Paulo Sérgio de Rezende, que é também presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), assinaram, na tarde de hoje (6/3), no auditório do Crea-GO, termo de cooperação técnica entre o Conselho goiano e a Prefeitura de Hidrolândia. O acordo assinado prevê o compartilhamento de informações com foco no aprimoramento da fiscalização de obras e serviços relativos ao Sistema Confea/Crea na cidade; e a realização de ações que protejam a população local e promovam o desenvolvimento sustentável do município.

Também participaram da reunião de assinatura, o coordenador de Articulação Política da AGM, Armando Leão; o Eng. Amb. Germano Oliveira, do corpo técnico da Prefeitura de Hidrolândia; além de diversos colaboradores da Associação. Pelo Crea-GO, participaram os assessores institucionais Eng. Ftal. Daniel Demori e Eng. Civ. Victor Resende; o gestor do Departamento de Fiscalização do Conselho, Eng. Mec. Walter Santana; e o líder da Área de Fiscalização, Tec. Agrim. Marcelo Pereira; além do coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (CEA), Eng. Agr. Anníbal Margon.

Na oportunidade, Walter Santana, auxiliado por Marcelo Pereira, fez uma breve apresentação, a todos os presentes, do atual modelo georreferenciado de fiscalização adotado pelo Crea-GO, realizado por meio da Plataforma ArcGIS, com informações compartilhadas por diversos órgãos de esferas municipal, estadual e federal, com os quais o Conselho já tem um acordo de cooperação técnica.

Também na reunião, o presidente Francisco Almeida tratou brevemente dos diversos projetos que o Crea-GO ainda coloca à disposição das prefeituras com as quais assina o termo de cooperação. São eles: o projeto de Engenharia Pública “Casa Própria”, por meio do qual o Conselho oferece, gratuitamente, dez projetos para a construção de moradias populares em processo simples e rápido; o projeto “Horta Caseira Sustentável”, que tem como objetivo estimular o cultivo de hortaliças em estabelecimentos assistenciais, escolas, creches e outros, utilizando estrutura simples e econômica, por meio da técnica da hidroponia; e ainda o projeto “Calçada Acessível”, que apresenta os critérios técnicos para a adequação ou construção de calçadas, de forma a oferecer condições à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida de se locomover e realizar suas atividades de forma independente e segura.

Para o presidente Francisco Almeida, o intuito final é “promover o desenvolvimento sustentável do município”. “Oferecemos, de forma gratuita, vários projetos elaborados pelo Crea-GO que podem ser implantados na cidade. Queremos que o município se organize e cresça de forma ordenada. Por isso é importante esse intercâmbio entre o Crea-GO e os municípios goianos: para que possamos construir, juntos, uma cidade melhor, que se desenvolva de maneira sustentável”, completou Francisco.

De acordo com o prefeito de Hidrolândia, Paulo Sérgio, o acordo assinado com o Crea tem grande importância para a cidade, por “viabilizar ainda mais a melhoria da cidade, que deve crescer com qualidade e planejamento. Esse acordo é muito importante para que possamos firmar parcerias e ter oportunidade de trabalhar em conjunto com este órgão fiscalizador e competente que é o Crea-GO”. Ainda de acordo com presidente da AGM, a aproximação entre o Conselho e a Associação também é positiva. “Precisamos melhorar cada vez mais e viabilizar benfeitorias para os municípios goianos e essa proximidade com o Crea-GO certamente se estenderá de maneira que outros municípios também firmem acordos com o Conselho”, explicou.

Proposta – A proposta de acordo com a prefeitura de Hidrolândia foi realizada em 14 de novembro de 2017, quando Walter Santana e o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização do Crea-GO, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos, se reuniram, no Gabinete do prefeito, com o assessor Antônio Carlos Mendonça, que na ocasião representou o secretário de Meio Ambiente da cidade, Hugo José Borges de Jesus. Durante a reunião, os representantes do Conselho apresentaram a Fiscalização Sustentável do Crea-GO e propuseram a celebração de acordo de cooperação mútua entre Crea e Prefeitura.

Francisco Almeida (E) e Paulo Sérgio de Rezende (D) assinam o termo de cooperação técnica entre Conselho e Prefeitura de Hidrolândia

Durante a reunião, Walter Santana apresenta o modelo de fiscalização do Crea-GO