Conselheiros da CEA conhecem relatório de fiscalização em crédito rural

Em um comparativo com a safra 2016/2017, as fiscalizações in loco do Conselho goiano aumentaram de 1.344 para 2.457

Na 1.026ª reunião ordinária da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-GO (CEA), realizada na última segunda-feira (5/3), os conselheiros reunidos sob coordenação do Eng. Agr. Anníbal Larcerda Margon tomaram conhecimento do relatório de fiscalização em crédito rural no período compreendido entre 1º de abril de 2017 e 2 de março de 2018. A apresentação foi feita pelo líder da Área de Fiscalização do Conselho, Tec. Agrim. Marcelo Pereira.

Em sua apresentação, Marcelo demonstrou que, no período, foram realizadas, pelo Crea-GO, 12.264 fiscalizações em cartório. Desse total, 46,82% encontravam-se com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART); e 53,18%, sem ART, o que gerou notificações para esses casos. O Conselho também realizou um total de 2.457 fiscalizações em crédito rural in loco. Nesse modo de fiscalização, 69,15% dos empreendimentos não tinham ART, o que também gerou notificações, enquanto os outros 30,85% possuíam a Anotação.

Em um comparativo com a safra 2016/2017, as fiscalizações de crédito rural em cartório subiram de 11.744 relatórios para 12.264; enquanto as fiscalizações in loco aumentaram de 1.344 para 2.457 (confira quadro abaixo).

O aumento é resultado do investimento do Crea-GO em sua fiscalização. Atualmente, além de uma frota de veículos próprios, os agentes de fiscalização do Conselho trabalham com tablets de última geração, equipados com o aplicativo da Fiscalização, desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação, GeoFisco. Nele, estão concentradas todas as funcionalidades utilizadas pelos fiscais, tornando todo o processo de fiscalização ainda mais ágil. O app permite, inclusive, que o trabalho seja realizado sem sinal de internet.

A fiscalização do Conselho é realizada por meio da Plataforma ArcGIS, que permite trabalhar tanto conectado à rede de internet, quanto desconectado, e é alimentada por informações às quais o Crea tem acesso por meio da celebração de termos de cooperação técnica com diversos órgãos das esferas municipal, estadual e federal. No caso da fiscalização da modalidade Agronomia, são cruzados os dados obtidos pelos convênios com a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a  Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

Com a incrementação do app GeoFisco, que passará a contar, entre outros, com relatório específico para fiscalização de crédito rural, o Conselho projeta um crescimento de 20% no número de fiscalizações para a próxima safra.