Francisco Almeida e outras autoridades participam de posse do presidente do Crea-SE

O presidente do Crea-GO e coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua (CP), Eng. Francisco Almeida, prestigiou, na noite de 9 de março, a posse solene do presidente do Conselho de Sergipe, Eng. Agr. Arício Resende Silva, para o triênio 2018/2020. A cerimônia foi realizada no auditório da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (EASE) e reuniu lideranças do Sistema, conselheiros, autoridades, representantes de entidades de classe e servidores do Regional.

A cerimônia de posse reuniu lideranças do Sistema, conselheiros, autoridades, representantes de entidades de classe e servidores no auditório da EASE

Em sua fala, Arício Resende reafirmou seu compromisso com a valorização profissional e fortalecimento da área tecnológica. “A Engenharia se mostra indispensável para a ampliação da infraestrutura, para a melhoria na qualidade de serviços prestados à sociedade e para a resolução de problemas de caráter econômico e social. As contribuições da Engenharia para o desenvolvimento da humanidade são enormes”, ressaltou o presidente, que ainda chamou a atenção para a necessidade de união em defesa da soberania nacional, o capital tecnológico e empresas nacionais.

Arício Resende (E) recebe o termo de posse das mãos do presidente do Confea, Joel Krüger (D)

“O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia vive um novo ciclo que traz grandes expectativas de mudanças e posicionamentos. Essa fase exige compromisso, trabalho e, acima de tudo, soma de esforços, de cada um de nós, junto ao presidente Joel Krüger. Defendemos um sistema profissional unido, fortalecido e presente nos debates e decisões que envolvam o desenvolvimento nacional e as políticas públicas”, completou Arício, que é também vice-coordenador do CP.

Durante a cerimônia, o presidente sergipano fez uma rápida explanação das ações implantadas em seu primeiro mandato e os projetos que vão nortear os próximos três anos de gestão. “Vamos trabalhar e investir, principalmente, na fiscalização, cobrando a presença dos profissionais nos empreendimentos e serviços e tirando de circulação os conhecidos ‘canetinhas de ouro’ que tanto denigrem a imagem do Sistema”, enfatizou.

Durante a solenidade, Arício, que também é vice-coordenador do CP, defende a união em defesa da soberania nacional

Já o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Eng. Civ. Joel Krüger, que foi o responsável por entregar o termo de posse a Arício, iniciou seu discurso falando da parceria com o presidente do Crea-SE. “Aproveito esse momento para agradecer Arício pelo apoio e confiança. Eu tive 72% dos votos em Sergipe. Agradeço a todos os profissionais que participaram desse processo democrático. Vamos estar juntos na gestão do Conselho Federal, trabalhando com ética, mudança e modernidade”, afirmou.

O presidente do Confea também reforçou a necessidade de se preservar e defender a soberania nacional. “Precisamos colocar o Brasil na vanguarda da engenharia, da agronomia e das geociências. Nós não devemos nada para qualquer outro país em termos de qualidade de engenharia. Precisamos estar unidos, pacificando nosso sistema profissional em defesa da valorização de nossas profissões e empresas, para que possamos trabalhar pela qualidade de vida do povo brasileiro”, defendeu Joel.

Presidente do Confea, Joel Krüger destaca a parceria com o presidente do Crea-SE

Já o presidente do Crea-GO e coordenador do CP, Francisco Almeida, falou sobre a necessidade de uma fiscalização proativa e preventiva. “Não podemos mais admitir que os ‘canetinhas de ouro’, que denigrem a imagem do nosso Conselho, continuem atuando. Nós temos uma missão muito importante: mostrar para a sociedade que, quando se contrata um profissional devidamente habilitado e registrado, se está contratando segurança, qualidade, economia e produtividade. É uma missão difícil, mas, com o apoio do Confea, vamos conseguir mostrar que somos os verdadeiros promotores do desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Em sua fala, Francisco Almeida, presidente do Crea-GO e coordenador do CP, frisa a necessidade de uma fiscalização proativa e preventiva

Por fim, o diretor-presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas – Mútua, Eng. Civ. Paulo Roberto Queiroz Guimarães, destacou a importância das parcerias com Creas de todo o Brasil. ”Há cinco anos, estamos trabalhando para a implantação do SisART, um sistema que visa à integração das informações de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) de todo o território nacional, através da padronização dos formulários de preenchimento, além da centralização em uma base de dados nacional”, explicou. Paulo Roberto ainda adiantou que o sistema trará ferramentas para gerenciamento de regulamentos, monitoramento por empreendimentos, georreferenciamento, consultas e relatórios diversos, tornando-se a principal fonte de dados do Sistema Confea/Crea e Mútua. (Com informações e fotos da Ascom do Crea-SE)

O diretor-presidente da Mútua, Paulo Roberto Guimarães, fala do trabalho para implantação do SisART