Equipe do Crea-PA conhece procedimentos do Conselho goiano

Terminou hoje (14/3) a visita de uma equipe de colaboradores do Crea-PA, composta pelo gerente de Fiscalização, Elival Nóbrega; o agente fiscal Anderson Cleiton; o assessor institucional Alex Ferreira; e Ray Fran Pires, representante do Departamento de Tecnologia da Informação. Desde segunda-feira (12), os representantes do Crea-PA passaram por diversas áreas do Regional goiano, conhecendo os procedimentos adotados no Estado.

De acordo com o gerente de Fiscalização Elivan Nóbrega, o foco da visita foi verificar a rotina da Fiscalização e todos os seus procedimentos, além do uso da tecnologia no desenvolvimento do trabalho. “A fiscalização do Crea-GO é uma referência para outros regionais e nós queríamos conhecer mais profundamente como funciona e como podemos ter acesso às ferramentas necessárias para que possamos implementar o mesmo modelo em nosso Estado”, explica.

Ainda segundo Elivan, a visita foi muito produtiva. “Vamos levar daqui não somente a experiência do Crea-GO, mas também uma nova visão de fiscalização do exercício profissional. No Pará, ainda temos alguma dificuldade, especialmente em relação à dimensão geográfica e o difícil acesso a algumas regiões. O uso de novas tecnologias certamente vai nos ajudar a ter acesso a informações que viabilizem o nosso trabalho e o planejamento de ações futuras de fiscalização no Estado como um todo”, destaca.

Já para o agente de fiscalização Anderson Cleiton, a visita serviu, também, para trazer novos horizontes em relação à fiscalização do exercício profissional. “Pudemos observar que toda a tecnologia que envolve o modelo de fiscalização do Crea-GO não foi implantada da noite pro dia, mas por etapas, observando as necessidades. É o que queremos para o nosso Crea. Plantar a semente e acompanhá-la germinar e crescer, em parceria com o Conselho de Goiás”, salienta.

De acordo com Ray Fran Pires, representante da área de Tecnologia da Informação do Crea-PA, a ideia foi fazer um intercâmbio de tecnologia. “Me chamou muito a atenção, a forma de organização da fiscalização do Crea-GO, que é muito eficiente e consegue cobrir toda a área geográfica do Estado, com ferramentas extraordinárias. Também pudemos conhecer diversos projetos em desenvolvimento pela TI do Crea-GO, que vão alavancar o processo de integração do Conselho com o profissional. Isso é um desafio muito grande para o Crea-PA. Absorvemos muitas experiências boas, que certamente serão somadas ao trabalho do Pará. Queremos ampliar ainda mais essa parceria”, resume.

Por fim, Alex Ferreira, da Assessoria Institucional do Conselho paraense, afirma que o que mais o impressionou foi o atendimento do Crea-GO. “Tudo é feito de maneira muito eficaz, em relação aos profissionais, empresas e a toda a população, utilizando das inspetorias do interior para promover esse atendimento de maneira online, que é algo que ainda não conseguimos organizar o Pará. Vamos levar essa experiência para que possamos adaptar para a nossa realidade”, declara.

Alex também destaca a comunicação do Conselho goiano. “Também nos chamou a atenção a comunicação de Goiás, especialmente a forma organizada como tudo é realizado por uma equipe reduzida de profissionais, mas com alta qualidade, que faz com que tudo flua de maneira eficaz, para que o Crea-GO tenha uma boa imagem perante o público. E é isso que também queremos quanto ao Crea-PA. Vamos trabalhar implementando muita coisa que buscamos no Regional de Goiás”, avalia.

A equipe do Crea-GO apresenta o modelo de fiscalização goiano aos representantes do Regional do Pará