Presidente do Crea-GO é empossado como membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, foi empossado, na manhã de hoje (28/3), como membro efetivo do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cemam), da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos de Goiás (Secima). A posse foi realizada no auditório Jaime Câmara, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, durante a 33ª Reunião Ordinária do Cemam. O Eng. Agr. João de Deus Bernardino também representa o Crea-GO no Cemam, como membro suplente.

A reunião de hoje que marcou a retomada de atividades do Cemam, que estavam paralisadas desde dezembro de 2016, devido a questionamentos legais e de ordem administrativa sobre a fusão do Conselho do Meio Ambiente com os conselhos estaduais de Saneamento Básico e Recursos Hídricos, dando origem ao Conselho Estadual de Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Cesmarh).

Com a separação dos conselhos, na manhã de hoje foram empossados os novos membros do Cemam, que já discutiram uma extensa pauta para tratar de descentralizações de licenciamento; instituir normas sobre dispensa de licenciamento para categorias de criadouros de fauna silvestre; estabelecer lista de atividades de impacto ambiental; instituir câmaras técnicas temporárias; e apreciar projetos a serem financiados pelo Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema), entre outras questões.

Sobre o Cemam – O Conselho Estadual de Meio Ambiente é um órgão de classificação normativa, consultiva e deliberativa, que estabelece as diretrizes e medidas necessárias à proteção, conservação e melhoria do meio ambiente, visando garantir o desenvolvimento sustentável do Estado de Goiás. O Cemam participa também da formulação da Política Estadual do Meio Ambiente. Presidido pelo titular da Secima, Hwaskar Fagundes, o Cemam é composto por representantes do Governo Estadual, Ministério Público, universidades e por entidades da sociedade civil organizada, como ONGs, Fórum Empresarial, Ordem dos Advogados do Brasil – seção Goiás (OAB-GO), o Crea-GO e outras.

“Este conselho é de suma importância e, tão logo assumimos a Secima, já trabalhamos para realizar os devidos ajustes para que pudéssemos retomar as atividades do Cemam o mais breve possível”, explica o secretário Hwaskar Fagundes. “A partir de agora teremos as reuniões regulares para que possamos discutir e deliberar questões que são fundamentais para o andamento de ações da Secima e do desenvolvimento sustentável do Estado de Goiás”, conclui o secretário. (Com informações e fotos da Comunicação Setorial da Secima)

O Cemam retoma suas atividades com a posse dos novos membros

O presidente Francisco Almeida, empossado como membro titular do Cemam