Francisco Almeida participa de sessão plenária do Confea

O presidente do Crea-GO e coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua (CP), Eng. Francisco Almeida, participa, desde ontem (5/4), da Sessão Plenária Ordinária do Confea nº 1455, realizada na sede do Conselho Federal, em Brasília-DF. A sessão será finalizada hoje (6).

Francisco participou do primeiro dia ao lado do presidente do Federal, Eng. Civ. Joel Krüger, e outras autoridades, como o presidente do Crea-SE e coordenador-adjunto do CP, Eng. Agr. Arício Resende; o coordenador nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura, Eng. Agrim. Joseval Carqueija; o presidente em exercício da Mútua, Eng. Civ. Marcelo Morais; o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN), Eng. Civ. Wilson Lang; e o reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Eng. Mec. Dagoberto Alves de Almeida.

O primeiro dia de discussões foi marcado por um debate sobre o ensino de Engenharia no país. Na oportunidade, ao ser saudado pelo presidente do Confea, Joel Krüger, que ressaltou a importância de o Conselho aproximar-se cada vez mais das instituições de ensino superior, o reitor Dagoberto Almeida abordou a importância de o Confea homologar o curso de Engenharia de Saúde e Segurança.

“Do lado de lá, não fazemos ideia da quantidade de atividades desenvolvidas pela Casa do Engenheiro. Percebendo mais claramente agora a complexidade de regulamentar todas essas mudanças, gostaria de chamar a atenção para o curso de Engenharia de Saúde e Segurança, o qual depende do trabalho que é feito aqui”, comentou o reitor.

O conselheiro federal Osmar Barros Júnior, representante das Instituições de Ensino Superior – Engenharias, considerou que um dos objetivos do conselho é a aproximação levantada pelo presidente Joel Krüger. “Só assim vamos conseguir melhorar o nosso Sistema Profissional: se existir um trabalho desenvolvido conjuntamente. A universidade é a fornecedora de nossa matéria-prima, por isso temos que trabalhar em sintonia”, disse, informando que o Federal promoveu uma consulta pública sobre o curso de Engenharia de Saúde e Segurança e colocando a Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) à disposição da Unifei.

Já o conselheiro Daniel Salati, representante das Instituições de Ensino Superior – Agronomia, destacou o problema gerado para os estudantes, quando há cursos cujos títulos não existem oficialmente junto ao Sistema. “Gostaria que houvesse mais proatividade da universidade, inclusive antecipando a informação das criações dos cursos, antes mesmo que ao Conselho Nacional de Educação, para que possamos encontrar soluções antecipadamente, porque o leque de atribuições dos novos cursos muitas vezes se sobrepõe às atribuições de outros profissionais”. (Com informações e fotos da Equipe de Comunicação do Confea)

Francisco Almeida participa da 1455ª Sessão Plenária do Confea, realizada nos dias 5 e 6 de abril, na sede do Federal, em Brasília