Aluguel de registro é prática ilegal do exercício profissional

O Crea-GO tomou conhecimento, na manhã de hoje (25/4), de anúncio publicado em página especializada em classificados na internet, na tarde de 24 de abril, por um engenheiro civil registrado no Conselho, com o objetivo de alugar seu registro profissional para empresas interessadas. O Crea-GO alerta que a prática ilegal fere o Código de Ética Profissional do Sistema Confea/Crea, instituído pela Resolução 1.002/2002 do Confea, e sujeita os praticantes às penalidades previstas. O Conselho informa ainda que está tomando todas as medidas cabíveis ao caso.

Processo contra o infrator já foi instaurado no Crea-GO e encaminhado à Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura (CEECA). O profissional anunciante estará sujeito às penalidades previstas em lei, que podem incluir advertência, censura pública, suspensão e até cancelamento do registro. O Conselho goiano também se esforça para excluir o anúncio da internet.

O Crea-GO destaca que trabalha, incansavelmente, a questão da ética junto aos profissionais registrados, destacando sua imprescindibilidade para o exercício de profissões das áreas da engenharia, agronomia e geociências. O Conselho reforça seu compromisso em agir, de maneira veemente, contra o acobertamento profissional, que prejudica a imagem de seus profissionais e coloca a sociedade em risco.