Francisco Almeida representa CP em Sessão Plenária do Confea

Conselheiros federais se reúnem, em 26 de abril, durante a 1.457ª Sessão Plenária do Confea

Representando o Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua (CP), o qual coordena, o Eng. Francisco Almeida, presidente do Crea-GO, participou, na tarde de ontem (26/4), da 1.457ª Sessão Plenária do Confea, em Brasília-DF. Na oportunidade, o presidente goiano tratou sobre evento no qual representou o Confea, assuntos sobre os quais tem trabalhado em favor de todo o Sistema e ainda de demandas do CP.

Embrapa – Durante a Sessão, Francisco relatou aos conselheiros federais o evento em homenagem aos 45 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizado em 26 de abril, na Câmara dos Deputados, no qual representou o Confea. Aproveitando a oportunidade, o presidente comentou que o Regional firmou um termo de cooperação técnica com a Embrapa em Goiás para que ela atue nos eventos do Crea-GO.

“Estamos fazendo uma divulgação das tecnologias da Embrapa para os consultores particulares para ser aplicado junto aos produtores rurais, algo que está obtendo muito êxito. Sugerimos que o presidente Joel convide o presidente Maurício Lopes para mostrar o planejamento estratégico, considerando que a Embrapa, uma referência em termos de produtividade, está enfrentando a atuação de empresas multinacionais”, destacou.

Contato com deputados – Ainda durante a sessão, Francisco Almeida também tratou do recente contato com a deputada federal Flávia Morais (PDT-GO), com a qual esteve reunido no último dia 26 e tratou sobre temas como a federalização do plenário do Confea. “A deputada quer nos ouvir para aumentar a nossa representação”, informou o coordenador, comentando que colocou o Conselho Federal à sua disposição para tratar de temas relativos à acessibilidade, área em que ela atua.

Ao plenário do Confea, Francisco Almeida informou ainda que vem mantendo contato também junto ao deputado e engenheiro civil Pedro Chaves (PMDB-GO) e ao deputado Daniel Vilela (PMDB-GO), que preside a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). “Acho que esse trabalho surtirá efeitos para o Sistema”, frisou Francisco.

Demandas do CP – Quanto às demandas do Colégio de Presidentes, Francisco ressaltou seu empenho para implantar projetos como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) Nacional e o Livro de Ordem, criando um grupo de cinco presidentes para discutir essa questão. “Temos o que avançar. Temos de 10 a 12 Creas que precisam de um sistema que abranja tanto a ART como o Livro de Ordens eletrônico e outras ferramentas. A hora é agora. Temos capacidade técnica. Agora, o Confea tem que ser proativo. A diferença entre os Creas é muito grande, e o Confea tem condições de equilibrar isso. É importante fazermos com que o sistema de fiscalização seja proativo”, defendeu.

Conselheiros discutem demandas do Colégio de Presidentes

Francisco Almeida destaca a reunião com a deputada federal Flávia Morais (PDT-GO), sobre temas como a federalização do plenário do Confea