Crea-GO e Prefeitura de Santa Rita do Araguaia devem firmar parceria

Na manhã desta quarta-feira (2/5), a prefeita de Santa Rita do Araguaia, Tânia Salgueiro, foi recebida na sala de reuniões da Presidência do Crea-GO pelo assessor institucional de Políticas Públicas, Eng. Civ. Victor Resende; e o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos, a fim de conhecer os benefícios e procedimentos para assinatura de termo de cooperação técnica entre o município e o Conselho goiano. O superintendente de Agricultura de Santa Rita do Araguaia, Lindomar de Oliveira, também participou do encontro.

Na oportunidade, Roger apresentou a fiscalização inteligente e georreferenciada do Crea-GO, realizada por meio da Plataforma ArcGIS, com informações compartilhadas por diversos órgãos de esferas municipal, estadual e federal, com os quais o Crea já tem um acordo de cooperação técnica. Durante a reunião, Roger destacou os benefícios a serem obtidos pela Prefeitura de Santa Rita do Araguaia, com o acesso aos dados que poderão ser disponibilizados pelo Crea com a assinatura do termo de cooperação. Roger ainda frisou que o objetivo final do acordo é a realização de ações que protejam a população, ofereçam qualidade de vida ao cidadão e que promovam o desenvolvimento sustentável do município, enquanto há o fortalecimento e a ampliação da fiscalização de obras e serviços relativos ao Sistema Confea/Crea em todo o Estado de Goiás.

Ainda durante o encontro, o assessor Victor Resende apresentou os projetos sociais do Crea-GO, com destaque para o projeto de Engenharia Pública “Casa Própria”, por meio do qual o Conselho oferece, gratuitamente, dez projetos para a construção de moradias populares em processo simples e rápido; o projeto “Horta Caseira Sustentável”, que tem como objetivo estimular o cultivo de hortaliças em estabelecimentos assistenciais, escolas, creches e outros, utilizando estrutura simples e econômica, por meio da técnica da hidroponia; e ainda o projeto “Calçada Acessível”, que apresenta os critérios técnicos para a adequação ou construção de calçadas, de forma a oferecer condições à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida de se locomover e realizar suas atividades de forma independente e segura.

Segundo a prefeita Tânia Salgueiro, que já recebeu uma minuta do termo, para que seja avaliada pela equipe da Prefeitura, o acordo será assinado em breve. “Nós, gestores de municípios pequenos, nos quais não há recursos para que possamos ter uma assessoria técnica, que é bastante cara, um termo de cooperação com o Crea, como é o que conhecemos hoje, é de muita valia. Nossa preocupação é fazer as coisas de forma correta, então, vejo esse acordo com bons olhos. Quero, sim, essa parceria técnica, para que possamos somar e levar esse tipo de cooperação para onde não há. Essa parceria com o Crea acrescenta muito à gestão, para que possamos fazer uma administração eficiente, com respaldo do Conselho. Quero, inclusive, agradecer por essa iniciativa de propor parceria com os pequenos municípios. É o que estávamos precisando”, declara.

Ao final da reunião, a prefeita Tânia e o superintendente Lindomar ainda conheceram, de perto, o projeto-modelo da “Horta Caseira Sustentável”, instalado na área de convivência do Conselho.

O superintendente Lindomar de Oliveira (E) e a prefeita Tânia Salgueiro conhecem os projetos apresentados por Victor Resende (D) e Roger Barcellos