Auditoria de recertificação da ISO 9001 é iniciada no Crea-GO

Foi iniciada, na manhã desta segunda-feira (7/5), em reunião realizada no Plenário do Crea-GO, a auditoria de recertificação, realizada pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil). O objetivo da auditoria, que seguirá até o dia 9 de maio, é confirmar a conformidade e eficácia contínuas do Sistema de Gestão do Crea-GO como um todo, e a sua contínua relevância e aplicabilidade ao escopo de certificação, tendo como referência a NBR ISO 9001:2015.

O trabalho será realizado pelo auditor líder Romer Nicoli Ferreira Sousa e o 2º auditor Mário de Souza Carrozzino em diversos departamentos e áreas da Sede do Crea-GO, em Goiânia, e nas inspetorias de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Morrinhos e Jataí, onde será realizada remotamente.

Durante a reunião de abertura, que congregou coordenadores, assessores e líderes no Plenário, o 1º secretário do Crea-GO, Eng. Civ. Lamartine Moreira, representando o presidente Francisco Almeida, destacou que o Conselho está de portas abertas para os auditores e ainda pediu apoio dos colaboradores. “Contamos com a colaboração dos nossos colaboradores, para que se empenhem e se dediquem à missão. Agradeço a todos os nossos colaboradores pela disponibilidade e persistência com os procedimentos instituídos no Conselho. Muito obrigado. Espero que tenhamos um bom trabalho”, desejou.

Ainda no primeiro encontro, o auditor líder Romer Nicoli explicou que a auditoria será tranquila. “Para mim, a auditoria é apenas um bate-papo, uma troca de informações. Queremos trocar ideias e conhecimento e, com isso, extrair o que precisamos avaliar dentro da linha do que está acontecendo de acordo com as diretrizes do Sistema de Gestão implementado”, declarou.

Romer ainda explicou as situações que podem ser encontradas durante a auditoria: não conformidades, observações e oportunidades de melhoria. “A não conformidade é o não atendimento ao requisito; oportunidade de melhoria é uma situação que está de acordo com aquilo que o Crea se propôs a fazer, mas, na visão da auditoria, há uma oportunidade de ganho de eficiência no processo; já as observações estão relacionadas ao risco, quando percebemos uma situação que eventualmente possa caracterizar uma não conformidade”, elucidou.

Em seguida, Mário Carrozzino explicou mais um pouco sobre como será realizado o trabalho. “Tudo o que for evidenciado, seja não conformidade, observação ou oportunidade de melhoria, será discutindo com os líderes responsáveis, trazendo à luz da norma ISO 9001:2015, para que possa haver consenso. Trabalharemos muito com base em conversa. Estamos aqui para ouvir vocês, porque são vocês que conhecem os processos, então, trabalharemos como ouvintes, fazendo a análise daquilo que nos for passado à luz dos requisitos normativos. Estamos à disposição”, ressaltou.

Por fim, a coordenadora de Planejamento e Qualidade do Crea-GO, Eng. Civ. Rosana Brandão, pediu a todos a colaboração em mostrar aos auditores todos os serviços e atividades desenvolvidos pelas diversas áreas do Crea-GO. “Minha principal expectativa é verificar o nosso índice de aderência à nova norma, que muda muito a concepção de uma organização, focando muito na estratégia, no risco, no pensar e no engajamento dos colaboradores. E querendo ou não, por mais que nos empenhemos muito em atender a todos os requisitos, inclusive por entender que esta é a forma correta de se fazer uma administração pública, é saber até que ponto estamos de acordo com a nova norma”, analisou.

A auditoria de recertificação, realizada pelo ICQ Brasil, é iniciada durante reunião no Plenário do Crea-GO

Os auditores Mário Carrozzino (E) e Romer Nicoli (D) explicam o processo de auditoria em reunião com lideranças do Conselho