Conselho visita instituições de ensino em Posse

Dando continuidade ao processo de aproximação de instituições de ensino em todo o Estado, iniciado no ano passado, os engenheiros Agrônomos Ariston Alves Afonso, José de Souza Reis Filho e Rommel Bernardes da Costa, representando a Comissão de Educação e Atribuição Profissional e a Câmara Especializada de Agronomia do Crea-GO, visitaram, nos dias 10 e 11 de outubro, duas instituições de ensino no município de Posse: a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Instituto Federal Goiano (IF Goiano).

No dia 10, em visita ao campus Posse da UEG, os representantes do Crea-GO foram recebidos pelo coordenador do curso de Agronomia, Nilton Cézar Bellizzi. Na oportunidade, além da visita técnica, Ariston Alves Afonso e José de Souza Reis Filho ministraram as palestras “Ética e Legislação Profissional” e “Atuação do Engenheiro Agrônomo no Mercado de Trabalho” a 47 alunos dos cursos de Agronomia e Tecnologia em Agropecuária. No dia 11, no IF Goiano, onde foram recebidos por Simone da Costa Estrela, diretora-geral do campus Posse; e Dener Márcio Oliveira (E), professor de Solos, os representantes do Conselho ministraram as mesmas palestras a 24 estudantes de Agronomia e realizaram a visita técnica.

De acordo com o gestor da Coordenadoria de Educação e Atribuição Profissional do Crea, Eng. Agr. Ariston Alves Afonso, as visitas, que contaram com boa receptividade de ambas as instituições de ensino, foram bastante produtivas. “Conseguimos observar nas instituições tudo o que era necessário, dentro dos parâmetros estabelecidos pela Câmara Especializada de Agronomia e a Comissão de Educação. Os itens necessários para avaliar a escola, relacionados aos tópicos de interesse foram todos observados”, avaliou.

Nas dependências das escolas/faculdades/universidades visitadas os representantes do Crea-GO estão observando as instalações físicas disponíveis para a ministração das aulas, como sala de aula, laboratórios, equipamentos e, no caso dos cursos de Agronomia e Florestal, ainda é verificada a fazenda-escola, onde são realizadas as aulas práticas. A comissão do Crea também avalia a grade curricular, as cargas horárias, as ementas das disciplinas e a qualificação técnica do corpo docente para ministração de disciplinas profissionalizantes.

Caso seja constatada alguma fragilidade, o Conselho sugere correções para as coordenações de cursos, durante reuniões convocadas para este fim. A ação do Crea junto às instituições de ensino visa aprimorar a qualificação profissional dos egressos dos cursos abrangidos pelo Sistema Confea/Crea. Até o momento, além das instituições de Posse, foram visitadas outras 17 escolas/faculdades/universidades no interior que, juntas, possuem 28 cursos abrangidos pelo Sistema Confea/Crea.

As instituições anteriormente visitadas foram: Faculdade de Montes Belos (2 cursos); Universidade Federal de Goiás – campus Jataí (2 cursos); Centro Universitário de Mineiros (2 cursos); Universidade de Rio Verde (4 cursos); Universidade Estadual de Goiás – campus Santa Helena (1 curso) e campus Anápolis (1 curso); o Instituto Federal Goiano, campi de Rio Verde (3 cursos), Morrinhos (1 curso) e Ceres (1 curso); o Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (1 curso); Centro Universitário UniEvangélica (1 curso); a Faculdade Metropolitana de Anápolis (1 curso), o polo de ensino a distância (EaD) da Universidade de Uberaba em Quirinópolis (3 cursos); a Faculdade de Quirinópolis (2 cursos); o Instituto Superior de Rio Verde (1 curso); o Centro Universitário de Goiatuba (1 curso); e a Faculdade Evangélica de Goianésia (1 curso).

Dener Márcio Oliveira (E), professor de Solos; Simone da Costa, diretora-geral do campus Posse do IF Goiano; e os representantes do Crea: Ariston Afonso, Rommel da Costa e José Reis (D)