Horário de Atendimento: 8h às 17h

Crea-GO disponibiliza Engenheiro Agrônomo para implantar o projeto “Horta Caseira Sustentável” em todo o Estado de Goiás

A equipe do Crea-GO realiza amanhã (23/10) mais uma colheita de folhosas em sua sede, usando a técnica de hidroponia. A nova produção conta com cebolinha, alface, agrião, couve, manjericão, hortelã e servirá aos colaboradores que almoçam na sede do Conselho.

Segundo o presidente Francisco Almeida, a ideia do Crea é implantar a horta hidropônica em outras instituições. “Com o apoio de empresários, queremos implantar também a horta sustentável em diversos estabelecimentos assistenciais em todo o estado de Goiás”, afirma.

Neste ano, o projeto “Horta Caseira Sustentável” já foi implantado no Complexo II da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Goiânia (APAE), no Jardim Goiás; e na Escola Municipal Antônio Cícero de Araújo da Costa, localizada no bairro Mansões Odisseia, em Águas Lindas de Goiás.

Para incentivar a produção com a técnica de hidroponia em canteiros de obras, creches, escolas e demais lugares onde haja um agrupamento de pessoas que façam refeições no local, o Crea disponibiliza o  Eng. Agrônomo José Luiz Barbosa para  prestar as  orientações técnicas para a implantação do projeto em todo o Estado de Goiás. Segundo o engenheiro, para ter acesso ao projeto, as entidades interessadas devem enviar ofício para a presidência do Crea, solicitando a implantação. “Eu acompanho in loco a execução do projeto e repasso as instruções sobre plantio, condução e colheita das hortaliças”, reforça.

Projeto – O projeto “Horta Caseira Sustentável” tem como objetivo estimular o cultivo de hortaliças, utilizando estrutura simples, econômica, ocupando pequenos espaços, por meio da técnica da hidroponia, na qual o solo é substituído por uma solução nutritiva que contém os elementos essenciais ao desenvolvimento das plantas. A ideia é garantir alimentos frescos e saudáveis para a comunidade. É importante ressaltar que as entidades interessadas na implantação do projeto devem arcar com a compra de materiais e insumos.

Hidroponia – Na técnica da hidroponia, o solo é substituído por uma solução nutritiva, na qual estão contidos todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas. O resultado é uma planta mais forte e sadia, preservando sua qualidade nutricional. De acordo com o agrônomo José Luiz, “a técnica apresenta várias vantagens em relação às formas de cultivo tradicionais, como o crescimento mais rápido, maior produtividade, aumento da proteção da planta contra o ataque de pragas e doenças, possibilidade de plantio fora de época e menores riscos ante as diversidades climáticas”, sintetiza.

 

O Eng. José Luiz verifica o crescimento das folhosas na horta instalada na sede do Crea-GO
O Eng. José Luiz verifica o crescimento das folhosas na horta instalada na sede do Crea-GO

 

O projeto “Horta Caseira Sustentável” tem como objetivo estimular o cultivo de hortaliças, utilizando estrutura simples, econômica, ocupando pequenos espaços, por meio da técnica da hidroponia
O projeto “Horta Caseira Sustentável” tem como objetivo estimular o cultivo de hortaliças, utilizando estrutura simples, econômica, ocupando pequenos espaços, por meio da técnica da hidroponia

Baixe nossos Aplicativos 

   



 

Redes Sociais