Seminário sobre “Proteção Contra Choques Elétricos na Indústria da Construção” é realizado no Crea-GO

Disseminar conhecimentos e fortalecer a cultura da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho em Goiás foi o principal objetivo do seminário “Proteção Contra Choques Elétricos na Indústria da Construção do Estado de Goiás”, realizado em 30 de outubro, no auditório do Crea-GO. O evento reuniu cerca de 60 participantes, entre eles, o diretor regional da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Dionísio Leone Lamera; e a auditora fiscal do trabalho da Superintendência Regional de Goiás, Cláudia Maria Duarte.

O seminário foi realizado pelo Crea-GO, em parceria com a Associação Goiana de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Agest), com o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Goiás (Ibape-GO), com a Fundacentro e  com a RTG Especializações.

Ao dar as boas-vindas aos participantes no início do Seminário, o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, destacou que o trabalho das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica e de Segurança do Trabalho do Conselho, que, de acordo com ele, forneceram importante auxílio na implantação do Livro de Ordem em Goiás. O presidente ainda afirmou que, sem a ajuda dos engenheiros, o país não terá um desenvolvimento sustentável. “O crescimento do país depende de profissionais como nós. Precisamos esquecer os erros anteriores e pensar em uma gestão proativa e que o Conselho esteja presente nas discussões da sociedade”, ressaltou.

Presidente Francisco Almeida dá as boas-vindas aos participantes do evento

O Eng. Eletric. e Seg. Trab. Milton Alves Ribeiro, presidente da Agest, também recepcionou os presentes e destacou o planejamento para concretização do Seminário. “Temos grande preocupação com a segurança na eletricidade. Quando fizemos o planejamento, pensamos em trazer uma cartilha sobre o tema, tratar sobre como fazer uma boa gestão em segurança do trabalho e mostrar as boas experiências que vivemos a respeito do assunto”, explicou o engenheiro, desejando a todos um seminário proveitoso.

O Eng. Eletric. e Seg. Trab. Milton Alves Ribeiro, presidente da Agest, recepciona os presentes e destaca o planejamento para concretização do Seminário

A primeira palestra do evento foi ministrada pelo Eng. Eletric. e Seg. Trab. Swylmar dos Santos Ferreira, que apresentou uma cartilha relacionada à segurança e à eletricidade. “Esse material mostra como os profissionais podem se proteger contra choques elétricos na indústria da construção”, destacou. Swylmar ainda afirmou que o objetivo da apresentação da cartilha e de todo o evento é a segurança dos trabalhadores. “É importante que eles tenham acesso a essas informações, pois a indústria da construção é perigosa. O Crea-GO e o Confea possuem papéis primordiais na prevenção de acidentes de trabalho, principalmente na área da eletricidade”, argumentou.

Swylmar dos Santos Ferreira apresenta a cartilha relacionada à segurança e à eletricidade

Em seguida, o Eng. Eletric. e Seg. Trab. Msc. Nélio Fleury ministrou a palestra “Aterramento Elétrico”. Em sua fala, Nélio afirmou que o maior problema de choques elétricos na construção civil é a ausência de um sistema de aterramento. “Quando há um sistema correto e eficiente, praticamente é eliminada a possibilidade de ocorrer choque elétrico, ou seja, se evita que trabalhadores tenham contato com partes energizadas e que mesmo que tenham contato, não haja dano algum”, frisou.

Nélio Fleury ministra a palestra “Aterramento Elétrico” para os participantes

A terceira palestra foi proferida pelo Eng. Eletric. e Seg. Trab., Jovanilson Faleiro de Freitas, que abordou o tema “Prontuário de Instalações”. Durante sua exposição, Jovanilson apresentou o que a NR 10 aborda sobre a formatação dessa documentação para instalações elétricas. “Isso reforça a preocupação que o próprio Sistema tem com os trabalhadores, principalmente de seguimentos correlatos ou diretamente envolvidos com a engenharia. O tema é importante para quem busca a qualificação desses profissionais e se preocupa com a segurança desses trabalhadores. O assunto prova que a engenharia não está apenas focada em executar os obras/serviços, mas também em preservar a vida da pessoa”, comentou.

O  Eng. Eletric. e Seg. Trab. Jovanilson Faleiro de Freitas ministra a terceira palestra do evento: “Prontuário de Instalações
O Eng. Eletric. e Seg. Trab. Jovanilson Faleiro de Freitas ministra a terceira palestra do evento: “Prontuário de Instalações

O Eng. Eletric. e Seg. Trab. Valdivino Paulo dos Santos Júnior ministrou a última palestra, intitulada “Experiências bem-sucedidas”. Em seu relato, ele também abordou o prontuário das relações elétricas e deu exemplos práticos de experiências de sucesso. “Detalhei um pouco as documentações que devem compor o prontuário e mostrei como executar aquelas orientações na prática. É muito importante que o pessoal da área conheça as formas de se adequar e que não é impossível. Tudo está ao nosso alcance, para podermos garantir a segurança dos trabalhadores”, finalizou.

Valdivino Paulo dos Santos Júnior trata de experiências bem-sucedidas em sua palestra

Ao final do Seminário, os palestrantes e o presidente da Agest, Milton Ribeiro, participaram de um debate com o público presente.

Nélio Fleury (E), Swylmar Ferreira, Jovanilson Faleiro, Valdivino dos Santos e Milton Ribeiro debatem sobre os temas apresentados