Crea-GO e Dalmass promovem workshop sobre Cerâmica Vermelha

O Crea-GO e a Dalmass Escola de Líderes realizaram no dia 5 de novembro, no auditório do Conselho, em Goiânia, o workshop sobre “Cerâmica Vermelha”. O evento, que contou com cerca de 50 participantes, teve como objetivo apresentar ao público técnico e empresarial as potencialidades da aplicação de blocos cerâmicos e suas principais características técnicas e a competitividade  econômica na aplicação de obras na construção civil.

A primeira palestra intitulada “Cerâmica Vermelha: Desempenho, Economia e Sustentabilidade na Construção Civil – Blocos Cerâmicos para Alvenaria Estrutural e Racionalizada”, foi ministrada pelo consultor da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), Edvaldo Maia. Durante sua fala, Edvaldo mostrou as vantagens que os blocos de alvenaria estruturais apresentam na construção civil. “Os produtos cerâmicos, especificamente esses blocos, são vantajosos na economia. A ideia da palestra foi mostrar esse novo conceito para Goiás e difundir a alvenaria estrutural racionalizada na região”, explicou.

A palestra seguinte foi ministrada pelo diretor da RCM Consultoria em Engenharia e eng. Civ. Rodrigo da Mata, que abordou “A Alvenaria Estrutural – Da Concepção à Execução de Obras”. “Mostrei como é realizado os procedimentos da alvenaria estrutural e cerâmica e discuti assuntos, apresentando a concepção de projetos e toques de execução com ênfase à alvenaria estrutural de blocos e cerâmica. A atuação é baseada na NBR 15/270 e também na NBR 15/812 parte 1 e parte 2”, pontuou.

A última palestra proferida pelo administrador e eng. Civ. Antônio Carlos Gomes abordou a  “Experiência Econômica e Empresarial da Utilização de Blocos Cerâmicos em Moradias Populares – Parques das Nações”. “Demonstrei na palestra um estudo de caso realizado no Residencial Parque das Nações, que foi um empreendimento construído pela Cristal Construtora, iniciado em 1995 e que foi entregue em 2004. O objetivo foi apresentar a viabilidade econômica da construção de habitações populares, utilizando alvenaria estrutural com blocos de cerâmica”, ressaltou.

Ao final do workshop, a Dalmass sorteou aos presentes duas bolsas de cursos de pós-graduação oferecidos pela instituição.

Consultor da Anicer, Edvaldo Maia, apresenta a palestra “Cerâmica Vermelha: Desempenho, Economia e Sustentabilidade na Construção Civil – Blocos Cerâmicos para Alvenaria Estrutural e Racionalizada”

O eng. Civ. Rodrigo da Mata fala sobre “A Alvenaria Estrutural – Da Concepção à Execução de Obras”

O eng. Civ. Antônio Carlos Gomes aborda a  “Experiência Econômica e Empresarial da Utilização de Blocos Cerâmicos em Moradias Populares – Parques das Nações”
O eng. Civ. Antônio Carlos Gomes aborda a “Experiência Econômica e Empresarial da Utilização de Blocos Cerâmicos em Moradias Populares – Parques das Nações”