Inpeg realiza 1º Workshop do Centro-Oeste em Sistemas Fotovoltaicos no Sinduscon-GO

O Instituto de Perícias e Educação Gerencial (INPEG), em parceria com a multinacional alemã TÜV Rheinland, realiza no dia 7 de dezembro (sexta-feira), no Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Goiás (Sinduscon), das 8h às 18h, o 1º Workshop do Centro-Oeste em Sistemas Fotovoltaicos, ministrado pelo gerente regional de certificação de produto da TÜV Rheinland Espanha, Vitor Rodrigues. O evento visa demonstrar uma variedade de conhecimentos técnicos para proteção de investimentos em Sistemas Fotovoltaicos (PV) e serviços em todas as etapas do projeto, desde o desenvolvimento, a qualificação, a inspeção, a certificação e a avaliação de desempenho da planta instalada.

O Brasil possui uma potência instalada de mais de 1,6 gigawatts (GW), total alcançado por menos de 30 países no mundo. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) projeta que a fonte deverá representar mais de 10% da matriz elétrica em 2030, enquanto hoje representa menos de 1%. Na geração distribuída solar fotovoltaica, o Brasil acaba de ultrapassar 350 megawatts (MW). São 37 mil sistemas conectados à rede, que trouxeram mais de R$ 2,5 bilhões em novos investimentos desde 2012, proporcionando economia e sustentabilidade ambiental a 44 mil residências, comércios, indústrias, produtores rurais e prédios públicos, como escolas e hospitais.

Segundo mapeamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil está entre os dez países do mundo que mais acrescentaram energia solar na matriz de geração no último ano. E ocupa a 30ª posição no ranking geral das nações com maior potência instalada em energia solar fotovoltaica. O País possui um dos melhores recursos solares do mundo. Enquanto o potencial técnico hidrelétrico nacional é de 170 Gigawatts (GW) e o eólico é de 440 GW, o potencial técnico solar fotovoltaico supera 28.500 GW, sendo maior do que o de todas as demais fontes combinadas.

A título de comparação, dados da Aneel e Absolar revelam que Minas Gerais é responsável por 23,8% da geração distribuída solar fotovoltaica, com potência instalada de 95,8 MW. Goiás ocupa o 10° lugar no ranking nacional, representando 3,2%, com produção de 12,9MW. "Pressionados pelos custos da energia elétrica, os consumidores buscam opções para enfrentar os pesados aumentos nas tarifas. A geração distribuída solar fotovoltaica se destaca como uma solução competitiva e sustentável: os preços dos sistemas caíram 75% na última década e o tempo de retorno sobre o investimento diminuiu, trazendo reduções de até 90% nas contas de energia elétrica", afirma o diretor do INPEG, Rivas Argolo. Mais informações pelo https://www.institutoinpeg.com/workshop

Sobre o INPEG - O Instituto de Perícias e Educação Gerencial nasceu da união de vários profissionais com mais de 20 anos de atuação em diversas áreas que firmaram o compromisso de preparar e qualificar pessoas, tratando dos aspectos técnicos e práticos da carreira de perito judicial e assistentes técnicos. Responsável por desenvolver atividades profissionais, por meio de cursos e competências práticas, com o objetivo de gerar oportunidades aos profissionais de todo o Brasil.

Sobre a TÜV Rheinland - O Grupo TÜV Rheinland é líder em certificações, inspeções, treinamentos e gerenciamentos de projetos. Fundado na Alemanha, em 1872, com o objetivo de proteger os trabalhadores de acidentes ocorridos nas instalações de caldeiras a vapor, a empresa desde então tem se especializado em todos os tipos de serviços relacionados com a qualidade, a segurança técnica e de proteção do homem e do meio ambiente. A multinacional contabiliza mais de 20 GW inspecionados em plantas fotovoltaicas em todo o mundo e 70% dos fabricantes mundiais de placas possuem produtos certificados pela empresa.