Conselheiro goiano assumirá vice-presidência regional da Confaeab

O conselheiro José de Souza Reis Filho será um dos representantes regionais da nova diretoria da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), eleita para o triênio 2019-2021. O engenheiro agrônomo assumirá a vice-presidência da região Centro-Oeste. Para presidente e vice-presidente foram eleitos Kleber Souza dos Santos (DF) e Raul Zucatto (SC), respectivamente.

A Confaeab é uma entidade nacional ligada ao Confea, que tem, entre outros objetivos, promover a valorização profissional, atuar junto ao Sistema Confea/Crea colaborando com a fiscalização, além de exigir dos poderes públicos a participação do engenheiros agrônomos no encaminhamento e solução dos problemas de sua competência.

Das 27 entidades filiadas à Confaeab, 24 estavam aptas a votar, sendo que 18 representantes participaram do pleito realizado no dia 18 de dezembro, na sede do Confea, em Brasília. Apenas a chapa “Agronomia Forte” foi inscrita no processo eleitoral. Na apuração, foram computados 17 votos válidos e uma abstenção.

Sobre a Confaeab - A Confaeab é sucessora da Federação das Associações de Engenheiros Agrônomos do Brasil (FAEAB), fundada em 1963, que por sua vez teve origem na Sociedade Brasileira de Agronomia (SBA), instituída em 1927.

Representando o presidente Joel Krüger, o vice do Confea, eng. eletric. Edson Delgado, reconheceu a trajetória da Confaeab desejando ainda “mais longevidade à confederação, que já acumula 91 anos” e considerando ainda relevante atuação nas seguintes linhas: congregar e representar, no âmbito nacional e internacional, os engenheiros agrônomos e as entidades de classe; promover a valorização profissional; e propugnar pela elevação do nível cultural, social e técnico do engenheiro agrônomo e da população brasileira, com a amplitude que lhe confere sua condição de entidade privada, com atuação livre, quer no âmbito da categoria, quer no âmbito político.

A entidade é ainda conhecida nacionalmente por realizar a cada dois anos pelo Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA). A próxima edição será realizada em agosto de 2019, no Rio de Janeiro, e terá como tema central “Agronomia do presente: empreendedorismo, tecnologia e inovação”.

Confira a composição 2019-2021 da Confaeab:

Presidente: Kleber Souza dos Santos (DF)
Vice-presidente: Raul Zucatto (SC)
Vice-presidentes (regiões): Wolney Costa Parente Júnior (Norte - RR); José Flávio Barreto de Melo (Nordeste - CE); José Leonel Cortez Diniz Rocha Lima (Sudeste - RJ); José de Souza Reis Filho (Centro-Oeste - GO); Ivo Lessa Silveira Filho (Sul - RS)
Primeiro Secretário: Maria Helena Araujo (CE)

Segundo Secretário: Ricardo Antônio Palma (PR)
Primeiro Tesoureiro: Palmira A. Alves C. de Oliveira (AC)
Segundo Tesoureiro: Arício Resende Silva (SE)
Conselho Fiscal (Efetivos): Bruno Andrade Tomasini (MS); Carminda Luzia S. Pinheiro (AC); e Francisco Auricélio de Oliveira Costa (RN)
Conselho Fiscal (Suplentes): Fábio Igo Leite Pereira (AL); João Carlos Montenegro Coutinho Junior (PE); e Moisés Vieira Fernandes (RO)

Diretoria eleita assume mandato em 1º de janeiro de 2019

Processo eleitoral realizado entre 12h e 16h do dia 18 de dezembro, no Confea