Crea-GO assina termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Rialma

O Crea-GO e a prefeitura de Rialma, localizada no Vale do São Patrício e com 10.700 habitantes, assinaram na tarde de hoje (19/12) termo de Cooperação Técnica (nº 22/18) que trará, entre outros benefícios, o acesso aos projetos sociais do Conselho como a “Horta Caseira Sustentável” e a “Calçada Acessível”, além de permitir o compartilhamento de informações entre o Crea e o município, com foco no aprimoramento da fiscalização de obras e serviços relativos ao Sistema Confea/Crea, por meio da plataforma ArcGIS. O termo também garante a fiscalização de edificações para população de baixa renda que vão integrar o Programa de Engenharia Pública do Crea-GO, denominado “Casa Própria”. Até agora, cerca de 40 prefeituras já aderiram ao termo de Cooperação Técnica proposto pelo Regional goiano.

Profissionais do Crea-GO e da Prefeitura de Rialma participaram da reunião para assinatura de termo de Cooperação Técnica

O documento foi assinado pelo Eng. Agr. Francisco Almeida e pelo prefeito Frederico Gonçalves Vidigal (PTB), na sala de reuniões da presidência do Crea. Pelo Crea, estiveram presentes no ato da assinatura, o assessor institucional de Políticas Públicas, Victor Resende; o gestor do Departamento de Fiscalização do Conselho, Eng. Mec. Walter Santana;  e o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos.

O prefeito Frederico Gonçalves Vidigal (PTB) (E) e o Eng. Agr. Francisco Almeida  sala assinam o termo na sala de reuniões da presidência do CreaO prefeito Frederico Gonçalves Vidigal (PTB) (E) e o Eng. Agr. Francisco Almeida sala assinam o termo na sala de reuniões da presidência do Crea

Para o prefeito Frederico Gonçalves Vidigal, que é geólogo, o próximo passo agora é realizar um planejamento de execução e implantação dos itens propostos no termo. “Nosso primeiro passo será pedir para as  assessorias técnicas e administrativas, iniciarem o cadastramento das pessoas que serão beneficiadas diretamente por esse termo. Vamos começar pela implantação do programa “Casa Própria”  pois hoje eu tenho um déficit habitacional de mil casas no município”. E acrescentou: “É essencial saber que o Crea é um parceiro que vai continuar fazendo o mesmo que nós fazemos na administração publica, que é mudar a vida da comunidade. Então, o Crea vai fazer parte desta história, vai ajudar  trazer qualidade de vida para essas pessoas, melhorando a vida do cidadão rialmense”.

O inspetor-titular do Crea em Ceres, Eng. Civ. Wiliam Gonzaga de Campos, que veio especialmente a Goiânia para participar da assinatura do termo de Cooperação Técnica, assinou o documento como testemunha. “Este acordo traz grandes benefícios para a prefeitura de Rialma e para o Crea. Como este acordo, o prefeito Frederico poderá possa ter acesso as informações que o Crea tem e que muitos órgãos não possuem ou dificultam. Para a inspetoria também o termo é louvável porque estamos perto de Rialma e podemos dar uma assistência técnica melhor ao prefeito no sentido de orientar a realização de obras”.

O inspetor-titular do Crea em Ceres, Eng. Civ. Wiliam Gonzaga de Campos (E) participa da assinatura do termo de Cooperação Técnica

De acordo com o presidente do Crea-GO, Com a assinatura do convênio, ambas as partes serão beneficiadas. “A prefeitura fica responsável por solicitar ARTs das obras e serviços iniciadas no município; e o Crea, auxilia a prefeitura na fiscalização das obras e serviços públicos e privados da Engenharia e da Agronomia.  Também tenho certeza de que o programa “Casa Própria”  vai ajudar no crescimento ordenado da cidade. Com essa iniciativa, abrimos frentes de trabalho para os profissionais abarcados pelo Sistema Confea/Crea. Além disso, temos um prefeito que pertence às geociências e está acostumado a trabalhar com planejamento, projeto, execução e manutenção”, anunciou.

Walter Santana (E), Frederico Gonçalves Vidigal, Francisco Almeida, Wiliam Gonzaga de Campos e Victor Resende reunidos para assinatura do convênio