Crea-GO entrega o primeiro selo do Prêmio de Meio Ambiente à Agetop

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, realizou, na manhã de hoje (20/12), na sede da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), a entrega do primeiro selo do Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente ao presidente da Agência, Luiz César Kimura. A Agetop recebeu o selo pelo projeto vencedor na modalidade Biodiversidade do 15º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, realizado em 2016, RodoBicho – Rodovia Segura para a Fauna Silvestre. O projeto foi idealizado pelo Eng. Civil Victor Emmanuel dos Reis, do Núcleo de Estudos e Projetos da Agetop, que também esteve presente na reunião.

Também participaram da reunião, pelo Crea-GO, a assessora do Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, Marcella Castro; e o assessor institucional de Políticas Públicas, Victor Resende. Pela Agetop, ainda estiveram presentes o diretor de Obras Rodoviárias, Antônio Wilson Porto; o diretor de Manutenção, Flávio Cavalcante; o chefe de Gabinete, Celso Flores; e Paulo Roberto Lucas Viana, engenheiro da Agetop e também conselheiro do Crea-GO. Também no encontro, esteve o representante do deputado Simeyzon Silveira, Valdir Afonso de Paula.

Durante a reunião, Francisco Almeida e Marcella Castro apresentaram o Prêmio de Meio Ambiente e suas regras gerais, além do próprio selo e suas utilizações. “Victor nos procurou dizendo que gostaria do nome do Crea atrelado ao do Projeto RodoBicho, porque, realmente, não é fácil ganhar o Prêmio de Meio Ambiente, uma premiação consolidada e referência na área. O Prêmio é um reconhecimento da sociedade e nós, de fato, temos que reconhecer a importância do projeto RodoBicho, que é tão importante para a conscientização da sociedade sobre a proteção da fauna em Goiás”, lembrou Francisco Almeida. “O selo é uma forma de valorizar os trabalhos vencedores. Acho o projeto RodoBicho maravilhoso e é uma honra, para nós, certificar algo tão importante”, completou Marcella Castro.

Em seguida, Francisco Almeida entregou ao presidente da Agetop, Luiz César Kimura, o selo do Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente de número um, conforme aprovado por unanimidade pelo Plenário do Crea-GO, destacando que, agora, “o projeto RodoBicho tem a marca de certificação do Prêmio de Meio Ambiente, desenvolvido graças à ideia do Victor”. Victor Emmanuel dos Reis, responsável pelo primeiro projeto a receber o selo do Prêmio justificou: “Temos diversos apoiadores do projeto, com as marcas vinculadas, como o Dentran, a Polícia Rodoviária, a Secima, PUC Goiás, mas não tínhamos do Crea, que foi de quem recebemos o Prêmio”.

Para Luiz César Kimura, o selo “é um grande indicativo de que, com esse projeto, a Agetop está no caminho correto e moderno, de se adequar ao seu meio ambiente, de conciliar o desenvolvimento com a proteção ambiental e a preservação do ecossistema para as gerações futuras. Para a Agetop, é uma grande satisfação receber esse selo, que é uma chancela de que realmente estamos na vanguarda da proteção ambiental”.

Sobre o projeto – Inédito no Brasil, o Projeto RodoBicho tem como objetivo preservar a fauna em regiões com ocorrências de travessias de animais silvestres nas rodovias goianas. Criado em 2013, a Agetop implantou sinalização específica e redutores de velocidade em pontos identificados como corredores de passagem dos animais. O projeto-piloto foi implantado nas rodovias GO-239 – trecho Alto Paraíso/São Jorge – e na GO-225 – trecho Corumbá/Olhos D’ Água.

O Projeto de Lei nº 2413/18, de autoria do deputado Simeyzon Silveira, foi aprovado em segunda e definitiva fase de votação pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em 23 de outubro de 2018, garantindo que o Projeto RodoBicho vigore como uma política pública de Estado e receba todo apoio necessário para a sua efetivação e aplicação.

Sobre o selo – Lançado durante a solenidade de entrega do 17º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, o selo tem o objetivo de identificar os trabalhos vencedores. Concedido pelo Regional aos vencedores que manifestarem interesse, o selo poderá ser utilizado para fins publicitários e em materiais institucionais, como impressos gráficos, sites, redes sociais e mídias externas, de acordo com os critérios estabelecidos em regulamento. A iniciativa do Conselho visa valorizar, de maneira facilmente identificável, o mérito de projetos e programas que se destacaram por sua excelência na contribuição para o desenvolvimento sustentável.

Luiz César Kimura (E) recebe selo simbólico do Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente das mãos do presidente Francisco Almeida (D)

Durante reunião na sede da Agetop, os representantes do Crea-GO apresentam o Prêmio de Meio Ambiente e suas regras gerais, além do próprio selo e suas utilizações ao presidente da Agência

Victor Emmanuel dos Reis (E), Luiz César Kimura, Francisco Almeida e Antônio Wilson Porto (D), que também é ex-presidente do Crea-GO, durante entrega de camiseta do projeto RodoBicho ao atual presidente do Conselho goiano