Crea-GO treina colaboradores para uso racional de água

O Crea-GO, por meio de seu Departamento de Gestão de Pessoas e com apoio da Área de Serviços Gerais, promoveu na tarde de hoje (15/1), o treinamento “Uso Racional da Água” para os colaboradores da limpeza do Conselho. A apresentação foi realizada pelo Eng. Eletric. Euler Bueno dos Santos , professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ex-conselheiro do Crea-GO, e teve como objetivos abordar o abastecimento de água potável, a utilização de água no serviço de limpeza, implicações do desperdício da água e iniciativas do Conselho em relação ao assunto, como o projeto de Controle e Uso Racional da Água e Energia no Crea-GO (Curae Crea-GO).

No início do treinamento, o professor Euler Bueno dos Santos expôs instruções sobre o que deve ser feito, inclusive em nível doméstico, para promover o uso racional da água em serviços de limpeza. “Tratou-se também as consequências do desperdício da água, que nunca é bem-vindo e implica na escassez, que, consequentemente, provoca o racionamento. Este assunto é bastante importante”, explicou o professor.

Projeto Curae Crea-GO – O projeto de Controle e Uso Racional da Água e Energia no Crea-GO, desenvolvido pelo professor Euler, é aplicado desde janeiro de 2015 e considerado um sucesso. Ele permite a coleta e a utilização da água proveniente dos aparelhos de ar-condicionado do Conselho para a limpeza das dependências do Crea-GO, tanto a Sede quanto o anexo. Em média, são captados cerca de 400 litros de água por dia de 74 aparelhos de ar-condicionado da sede do Crea-GO.

A água é acumulada em dois reservatórios, cada um com capacidade para 200 litros e localizados em pontos estratégicos, e facilmente transportada por meio de reservatórios móveis, com capacidade para 100 litros. A água captada pelo sistema, após ser analisada em laboratório, por meio de exames bacteriológicos e físico-químicos, mostrou-se adequada para os serviços e suficiente para a limpeza dos 4.444,78 m² da sede do Crea-GO e dos 235,49 m² do anexo.

Professor Euler Bueno dos Santos realiza apresentação sobre o uso racional da água em serviços de limpeza aos colaboradores