Crea-GO e CRO/11 firmam termo de cooperação mútua

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, e o Ten. Cel. Eng. Civ. Nilber Teixeira da Cruz, chefe da Comissão Regional de Obras da 11º Região Militar (CRO/11) do Exército Brasileiro, assinaram, na tarde de hoje (22/1), na sede do Conselho goiano, termo de cooperação mútua entre as partes. A CRO/11 é responsável pela gestão de obras do Exército Brasileiro em Goiás, Distrito Federal e Tocantins.

Com a assinatura, a Comissão Regional de Obras se compromete a promover ações com o objetivo de exigir a participação de profissionais vinculados ao Sistema Confea/Crea na elaboração de projetos e execução de obras e serviços públicos de Engenharia e Agronomia realizados pela Comissão.

Ainda de acordo com o documento assinado, a CRO/11 também deverá efetuar o registro de seu quadro técnico no Conselho goiano – Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de Cargo e Função – e suas alterações; além de efetuar o registro de ART para cada uma das atividades técnicas executadas sob responsabilidade da Comissão. Com o convênio, membros do quadro técnico da CRO/11 registrarão ART para serviços de rotina com taxa especial.

Ao Crea-GO, caberá fiscalizar o cumprimento do termo de cooperação, quanto aos serviços executados e anotados; além de manter-se no exercício de sua competência legalmente constituída, executando suas funções fiscalizatórias, orientativas e regulamentares das atividades inerentes à Lei nº 5.194/1966, que regula o exercício das profissões de engenheiros e agrônomos.

Para o presidente Francisco Almeida, “profissionais da área técnica devem representar segurança, qualidade, economia e produtividade. Se não significa tudo isso, o profissional é despesa; e nós não podemos ser despesa. Esse acordo vai valorizar os nossos bons profissionais e também trazer segurança, inclusive jurídica, para o exercício da CRO/11”.

Já segundo o Ten. Cel. Eng. Civ. Nilber da Cruz, a aproximação com o Crea-GO é muito válida. “Além de reduzir os custos da CRO/11 em relação ao registro de ART, esse acordo também viabiliza um melhor controle dos nossos registros além do que é mais relevante para nós: é o início de uma proximidade para que possamos integrar nossas bases de informações”, ressaltou.

Também participaram da reunião de assinatura, pelo Crea-GO, o assessor institucional de Políticas Públicas, Eng. Civ. Victor Resende; e o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos. Pela CRO/11, também esteve presente na reunião, o servidor civil adjunto da Seção Técnica, Eng. Civ. Luciano José Gomes.

Nilber Cruz (E), chefe da CRO/11, e Francisco Almeida (D), presidente do Crea-GO, assinam termo de cooperação mútua

Durante reunião, representantes da CRO/11 e do Crea discutem proximidade entre as partes para atuação no Estado de Goiás