Crea-GO e DNIT-GO/DF integram termo de cooperação entre o Sistema Confea/Crea e o Departamento Nacional

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, recebeu, na manhã de hoje (23/1), na sala de reuniões da Presidência, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Goiás e no Distrito Federal (DNIT-GO/DF), Cláudio Macedo Ferreira. No encontro, ambos assinaram o acordo de cooperação técnica entre Confea, e os Regionais de Goiás, Distrito Federal e Paraná; e o Departamento Nacional e suas superintendências regionais nas respectivas unidades federativas.

O acordo, que tem o objetivo de permitir o compartilhamento de informações entre as partes, a fim de proteger a sociedade, valorizar a atividade profissional, aperfeiçoar a segurança do sistema, além de otimizar a fiscalização, para tornar mais eficaz o processo de gestão e contratação, já havia sido assinado pelo vice-presidente do Confea, Eng. Eletric. Edson Alves Delgado; o diretor executivo do DNIT, Halpher Luiggi Mônico Rosa; e a presidente do Crea-DF, Eng. Civ. Maria de Fátima Ribeiro Có, em 19 de dezembro de 2018.

As tratativas para o acordo foram iniciadas em maio de 2018, encabeçadas pelo presidente do Conselho goiano, Eng. Francisco Almeida, que à época era coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua (CP). O objetivo é que seja criado um modelo de acordo que possa ser seguido pelos demais regionais, tanto do Sistema Confea/Crea quanto do DNIT.

Para o presidente Francisco Almeida, com as informações que podem ser trocadas entre o Sistema Confea/Crea e o DNIT, todo o Brasil será beneficiado. “Uma parceria como esta certamente tornará toda a fiscalização mais eficaz e eficiente, garantindo maior produtividade em menor tempo e com menos custos”, ressaltou. O presidente ainda destacou que, em Goiás, o DNIT também terá acesso ao Livro de Ordem Eletrônico do Crea-GO, que contribuirá ainda mais com o trabalho do Departamento Nacional.

O superintendente regional do DNIT-GO/DF, Cláudio Macedo Ferreira, concorda que a troca de informações será muito importante. “Podemos, agora, compartilhar os nossos dados do DNIT e do Sistema Confea/Crea e isso vai facilitar bastante o nosso trabalho, especialmente no exercício dos engenheiros, além de também ser benéfico para a transparência de tudo o que fazemos”, afirmou o superintendente.

Aditivo – Na mesma oportunidade, o presidente Francisco Almeida e o superintendente regional Cláudio Macedo Ferreira assinaram termo aditivo ao acordo de cooperação técnica nº 005, firmado em 2015, entre Crea-GO e DNIT-GO/DF, concedendo taxas especiais para Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de serviços de rotina realizados por componentes do quadro técnico da Superintendência Regional. O aditivo prorroga o prazo de vigência do termo assinado em 2015 até 31 de dezembro de 2019.

Também participaram do encontro, pelo Crea-GO, o gestor do Departamento de Fiscalização, Eng. Mec. Walter Santana; o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos; a líder da Área Técnica, Eng. Civ. Kamilla Geanine; e o assessor institucional de Políticas Públicas, Eng. Civ. Victor Resende.

O superintendente regional do DNIT, Cláudio Macedo Ferreira (E), e o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida (D), assinam termo de cooperação técnica entre o Sistema Confea/Crea e o Departamento Nacional

Ainda durante o encontro, a líder da Área Técnica, Eng. Civ. Kamilla Geanine, apresenta o Livro de Ordem Eletrônico do Crea-GO, ao qual o DNIT também terá acesso a partir do acordo assinado