Equipe de Engenharia do TCE conhece dados disponibilizados pelo Crea-GO ao Tribunal

Na tarde desta quarta-feira (23/1), o presidente Francisco Almeida recebeu, na sala de reuniões da Presidência do Crea-GO, a visita de representantes da equipe de Engenharia do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), aos quais foram apresentadas todas as informações que o Crea coloca à disposição do TCE.

Desde 2017, Crea-GO e TCE-GO possuem acordo de cooperação técnica visando ao desenvolvimento de ações conjuntas para procedimentos de fiscalização dos contratos de execução de obras e serviços públicos realizados pelo Estado de Goiás, ou com sua participação, nas áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. A parceria permite o compartilhamento de informações entre as partes, fortalecendo as ações de ambos os órgãos.

Durante o encontro, o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos, apresentou o atual modelo de fiscalização do Conselho, realizado por meio da Plataforma ArcGIS, com o acesso a diversos dados oriundos de órgãos das esferas municipal, estadual e federal com os quais o Conselho possui acordos de cooperação técnica, o que inclui o TCE-GO. Roger explicou como a parceria pode beneficiar o TCE-GO.

Já o coordenador de Integração de Dados, Eng. Civ. Eliel Oliveira, mostrou como a aplicação do sistema de Business Intelligence (BI) tem auxiliado o Crea-GO na tomada de decisões, em especial em relação à fiscalização proativa, voltada para a atividade profissional, de maneira a evitar danos à população, a partir do cruzamento de diversos dados do banco do Conselho. Eliel também demonstrou como as informações organizadas pelo sistema também podem auxiliar a equipe do Tribunal de Contas.

De acordo com o presidente Francisco Almeida, a parceria com o TCE-GO é muito importante para a fiscalização de obras e serviços públicos. “Nós exigimos a presença de profissionais devidamente habilitados e registrados nas obras e serviços públicos das áreas das engenharias, garantindo que tudo seja feito com segurança, qualidade e economia. Essa é nossa responsabilidade e faremos isso ainda melhor trabalhando juntos”, afirmou, colocando o Crea-GO à disposição da equipe do TCE.

O gerente de Engenharia do Tribunal, Eng. Civ. Bruno Malaquias, também considera a parceria muito importante. “A base de dados do Crea é de grande valia para o nosso trabalho de fiscalização, não só para uma atuação pontual, mas em nível macro. Nossa atuação, a partir desses dados, vai possibilitar a modificação de comportamento de administração em um nível mais amplo”, afirmou. Ainda de acordo com o engenheiro, só a integração entre órgãos de fiscalização e controle “vai permitir uma visão mais ampla do que acontece na administração pública”.

Pelo TCE-GO, também estiveram presentes na reunião os analistas de Controle Externo Eng. Civ. Fernando Duarte Barbalho, Eng. Civ. Wilson Silva Júnior e Eng. Agr. Ricardo Souza Lobo. Já pelo Crea, o gestor do Departamento de Fiscalização, Walter Santana; e os assessores institucionais Eng. Civ. Victor Resende e Eng. Civ. Antônio de Pádua Teixeira também participaram do encontro.

Durante o encontro, o coordenador de Integração de Dados Eng. Civ. Eliel Oliveira demonstra como as informações obtidas a partir do cruzamento de diversos dados do Conselho podem auxiliar na fiscalização de ambos os órgãos