Conselheiros goianos são empossados na primeira Sessão Plenária do ano

Foi realizada na noite de ontem (28/1), a 814ª Sessão Plenária Ordinária do Crea-GO, evento que contou com a posse dos conselheiros goianos que passarão a compor o Plenário do Regional em 2019. Dezenove conselheiros titulares e doze conselheiros suplentes foram empossados na cerimônia, para o mandato de 2019/2021. No total, neste ano, o Plenário do Crea-GO será composto por 44 conselheiros titulares e 41 suplentes, indicados por entidades de classe e instituições de ensino com registro no Conselho.

Lamartine Moreira (E), Mércia Lucas Resende, Francisco Almeida, Onilda Albuquerque  , Ricardo Veiga e Joaquim Gonçalves
Lamartine Moreira (E), Mércia Lucas Resende, Francisco Almeida, Onilda Albuquerque , Ricardo Veiga e Joaquim Gonçalves

O dispositivo de honra da solenidade foi composto pelo presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida; o conselheiro federal por Goiás Eng. Agr. Annibal Margon; o representante de entidades de classe, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO), Eng. Eletric. Gerson Tertuliano; a representante das instituições de ensino, reitora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Adriana dos Reis Ferreira; e os membros da antiga diretoria do Conselho: Eng. Civ. Ricardo Veiga (1º vice-presidente), Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira (1º secretário) e Eng. Agr. e Seg. Trab. Onilda Albuquerque (1ª secretária).

Posse – Após a abertura oficial da Sessão Plenária, os 19 conselheiros titulares e 12 suplentes que cumprirão mandatos pelo triênio 2019/2021 assinaram seus termos de posse acompanhados pelo presidente Francisco Almeida. Todos os anos o Conselho procede à renovação de um terço do total de seus Conselheiros, que são indicados por Instituições de Ensino Superior e Entidades de Classe devidamente registadas no Conselho.

Neste ano, os conselheiros que renovam o Plenário do Regional foram indicados pelo Clube de Engenharia de Goiás (CENG), pela Universidade Federal de Goiás (UFG), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), pela Associação de Engenheiros Agrônomos de Goiás (Aeago), pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), pela Universidade de Rio Verde (UniRV), pela Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas – Seção Goiás (Abee-GO), pela Associação dos Engenheiros de Itumbiara (Aengi), pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/Ulbra), e pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO).

Discursos – Os novos conselheiros foram saudados pelo conselheiro Eng. Amb. Aquila Levindo, que falou em nome dos conselheiros novatos. “Hoje vocês passam a compor o plenário de um dos Creas mais ativos e prestativos do país. Como conselheiros vocês passam ater atribuições específicas de apreciarem os assuntos inerentes à fiscalização e ao aprimoramento profissional, objetivando a defesa da sociedade. Os conselheiros são a personificação das Câmaras Especializadas de cada modalidade e é nossa a responsabilidade de elaborar normativos que aprimorem a fiscalização profissional. Neste plenário decidiremos, em grau de recurso, questões enviadas pelas Câmaras. Cumpriremos e faremos cumprir  a legislação federal, as resoluções, as decisões normativas e as decisões baixadas pelo Confea, além dos atos normativos do Crea. Aqui representamos as entidades de classe e as instituições de ensino. O Crea-GO conta com a ética, com a responsabilidade e com o conhecimento de todos vocês. Sejam todos bem vindos”, ressaltou.

Na ocasião, Francisco Almeida agradeceu os conselheiros que fizeram parte do plenário nos últimos quatro anos. O presidente ainda destacou que o Crea de Goiás hoje é referência nacional e que o Regional goiano é chamado para apontar soluções para os problemas da sociedade. E acrescentou: “É importante ver a responsabilidade do Crea perante a agronomia, as engenharias, as geociências e a sociedade. Vocês que estão assumindo vão viver uma nova experiência e vão aprender que é muito gratificante ser conselheiro do Crea. Como eu já havia dito, não podemos apenas passar  como um conselheiro qualquer, temos que deixar uma marca, há pessoas que passam e há pessoas que deixam marcas no tempo. Espero que vocês deixem  suas marcas, espero que vocês nos auxiliem na fiscalização, na atualização dos nossos normativos e se adequem a nossa nova realidade. Eu peço apoio e a colaboração de vocês para que nós todos, unidos, possamos cada vez mais transformar esse Crea para que os profissionais reconheçam nossas atribuições e a população continue valorizando a nossa atividade. O conselho não depende do presidente e não depende da diretoria. O Conselho depende dos conselheiros na sua atuação. Sem conselheiros não há ação do Crea. A função da diretoria hoje é administrativa para dar condições para que vocês possam exercer com plenitude a função de conselheiros”, afirmou.

Diretoria – Finalizada a posse dos novos conselheiros regionais, foi composta a nova Diretoria do Crea-GO, para o exercício 2019. Neste ano, acompanham o presidente Francisco Almeida na Diretoria do Regional os conselheiros Eng. Civ. Ricardo Veiga (1º vice-presidente), Eng. Amb. Aquila Levindo (2º vice-presidente), Eng. Civ. Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira (1º secretário), Eng. Civ. Mércia Luccas Resende (2ª secretária), Eng. Mec. Joaquim Gonçalves (1º tesoureiro) e Eng. Agr. Onilda Albuquerque (2ª tesoureira).

Comissões – Ainda na primeira Sessão Plenária do ano, foram compostas as comissões permanentes e especiais do Conselho; assim como eleitos seus coordenadores e coordenadores-adjuntos. Neste ano, a Comissão de Ética Profissional (CEP) será coordenada pelo conselheiro Eng. Mec. Paulo Roberto Lucas Viana, tendo como coordenador-adjunto o conselheiro Eng. Agr. Rogério Araújo; a Comissão de Orçamento e Tomada de Contas (COTC) será coordenada pelo Eng. Civ. Ricardo Ferreira e a coordenadoria-adjunta ficará a cargo do Eng. Civ. Edson Ponciano.

Já a Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CODESU) terá o Eng. Civ. Marco Antônio Ribeiro como coordenador e o Eng. Civ. Saulo Bruno Silveira como adjunto; a Comissão de Estudo de Renovação do Terço (CERT) terá o Eng. Agr. José Martins como coordenador e o Eng. Eletric. e Seg. Trab. Milton Alves como adjunto; a Comissão de Licitações (CL), por sua vez, será comandada pelo Eng. Civ. Ricardo Alcântara Ferreira (coordenador) e pelo Eng. Agr. Marcelo Bueno Fernandes(adjunto). A Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) será coordenada pelo Eng. Civ. Ricardo Ferreira e terá o Geol. e Eng. Seg. Trab. Wanderlino Teixeira como adjunto.

Em relação às comissões especiais do Crea-GO, a Comissão do Mérito (CMER) será coordenada pelo Eng. Civ. e Seg. Trab. Dolzonan Mattos e terá como coordenador-adjunto o Eng. Agr. José Martins; a Comissão Revisora de Relatoria de Processos (CRRP) será coordenada pela Eng. Agr. Onilda Albuquerque, com o Eng. Civ. Edson Ponciano como coordenador-adjunto; a Comissão para Análise de Pedidos de Celebração de Convênios (CAPCC), terá o Eng. Amb. Aquila Levindo como coordenador e o Eng. Civ. João Batista Tibiriçá como coordenador-adjunto; e, por fim, a Comissão Organizadora do Congresso Estadual de Profissionais será coordenada pelo Eng. Civ. Ricardo Veiga, que terá como adjunto o Eng. Amb. Aquila Levindo.

CONSELHEIROS EMPOSSADOS

Confira abaixo os conselheiros empossados na 814ª Sessão Plenária Ordinária do Crea-GO, de acordo com as entidades/instituições que os indicaram:

1. Clube de Engenharia de Goiás – CENG:

Titular Engenheiro Civil Edson Ponciano Tresvenzol

Titular Engenheiro Químico Soren Richardt Kall

Suplente do Conselheiro Aureliano Ferreira Feitosa Júnior a Engenheira Civil Regina Lúcia de Deus

2. Universidade Federal de Goiás – Escola de Agronomia – UFG:

Titular Engenheiro Agrônomo Rogério de Araújo Almeida

Suplente Engenheiro Agrônomo Gilmarcos de Carvalho Corrêa

3. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – IFG:

Titular Engenheiro Civil Michell Macedo Alves

Suplente Engenheiro Civil Marcel Willian Reis Sales