Crea-GO e Secima discutem sobre barragens em Goiás

O presidente do Crea-GO, eng. Francisco Almeida, acompanhado pelo analista de fiscalização Vitor Borges e pelo assessor institucional, Eng. Civ. Victor Resende, visitaram na manhã desta terça-feira (5/2) a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima). Na ocasião, eles foram recebidos pela secretária Andréa Vulcanis e pela assessora da secretária Kamilla Tobias. O objetivo da visita foi discutir a problemática de barragens no Estado de Goiás.

Durante a reunião, a equipe do Crea apresentou a fiscalização do Conselho com destaque para a implementação do Livro de Ordem Eletrônico, também mostrou todos os dados a que a Secima já tem acesso pelo Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Conselho e a secretaria em junho de 2017.

Ainda no encontro, Francisco Almeida falou sobre as ações que vem sendo desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho (GT) multidisciplinar para normatizar a fiscalização de barragens em Goiás e colocou o Conselho à disposição da Secima. “O Crea vai colaborar para dar mais segurança para a sociedade. Estamos empolgados com essa parceria e nos colocamos à disposição da secretaria para que possamos diminuir esse risco que pode ocorrer em goiás”, comentou.

De acordo com Andréa Vulcanis, a parceria visa trocar informações e experiências para proporcionar um avanço na gestão ambiental e gerar resultados positivos no meio ambiente. “A disponibilidade que o Crea está nos oferecendo é importante. Também disponibilizaremos todas as informações que temos disponíveis, pois a ideia é somar esforços para produzirmos uma gestão eficiente”, declarou. Andrea ainda considera que o GT sobre barragens beneficiará a secretaria. “A fiscalização de barragens passa por processos que envolvem profissionais capacitados da engenharia. O Crea nos ajudará nesse quesito, de modo que essa aproximação profissional nos auxilie a fazer as normas e acompanhamento da fiscalização,” destacou.

Reunião Pública – Amanhã (6/2), o coordenador do GT sobre barragens eng. Civ. Ricardo Ferreira e o assessor institucional eng. Civ. Victor Resende representam o Crea-GO em  reunião pública sobre a Segurança das Barragens em Goiás. O evento é realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, às 14h, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com a presença da secretária Andréa Vulcanis (Meio Ambiente), autoridades do Governo de Goiás e das prefeituras, representantes de entidades do setor e órgãos convidados. O objetivo é receber contribuições de diversos órgãos e entidades para desenvolver estratégias para a segurança das barragens no Estado.

Andréa Vulcanis e Francisco Almeida discutem a problemática de barragens no Estado de Goiás

Vitor Borges (E); Victor Resende; Kamilla Tobias; Andréa Vulcanis e Francisco Almeida participam da reunião