Crea-GO e Embrapa Arroz e Feijão assinam PAT 2019

Com o objetivo de firmar a cooperação técnica entre o Crea-GO e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Arroz e Feijão, visando parceria em eventos técnicos e institucionais, o presidente do Conselho goiano, Eng. Francisco Almeida, e o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Eng. Agr. Alcido Wander, assinaram, na manhã de hoje (18/2), na sede da Embrapa, em Santo Antônio de Goiás-GO, o Plano Anual de Trabalho (PAT) 2019.

O PAT 2019 prevê a realização de 22 eventos técnicos em Goiânia e em diversas cidades do interior goiano. A expectativa é que, após sua finalização, 800 pessoas estejam aptas para transferir as informações oriundas dos projetos de pesquisa da Embrapa Arroz e Feijão. Desde 2016, a parceria entre o Crea-GO e a Embrapa rendeu 25 eventos, com um total de 2.765 participantes.

Para o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Eng. Agr. Alcido Wander, a parceria é muito importante. “Essa cooperação é uma grande oportunidade de contribuir com a qualificação profissional e disponibilizar o conhecimento e tecnologias da Embrapa. Temos uma experiência acumulada de eventos exitosos já realizados e agora temos a possibilidade de abordar novos temas e atender a novas demandas de temas identificadas nas inspetorias do Crea. Esperamos continuar por um bom tempo com essa parceria”, destaca.

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, também ressalta que a parceria entre o Conselho e a Embrapa tem rendido bons resultados. “Nosso acordo, certamente, será um modelo para todo o Brasil. Os resultados são ótimos e a tendência é que continuemos essa parceria para transferir conhecimento e tecnologia aos nossos profissionais, para que eles possam aplicar junto aos produtores rurais em todo o Estado. Agradeço pela união e confio em nossas equipes para realizar todos esses eventos com excelência”, frisa Francisco.

PAT 2019 – No Plano Anual de Trabalho para o ano de 2019, os 22 eventos se referem a sete atividades prioritárias, entre elas, “Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Doenças (MID) nas Culturas do Milho e da Soja”, evento que será realizado nas cidades de Ceres (abril), Uruaçu (abril), Rio Verde (março), Morrinhos (maio) e Cristalina (agosto ou setembro). Outra atividade será o “MIP e MID das Culturas do Algodão e do Tomate”, a ser realizado em Luziânia e em Morrinhos, ainda com datas a definir.

Também pela parceria, serão realizados eventos sobre “Manejo sustentável dos solos em cultivos do Cerrado” em Caldas Novas (setembro), Formosa (agosto), Jataí (março), Uruaçu (maio) e Itumbiara (maio). Já o “Manejo de sistemas agrícolas irrigados” será discutido em Cristalina (agosto), Goianésia (junho), Palmeiras de Goiás (maio), Itumbiara (maio) e na Cidade de Goiás (outubro).

Com o objetivo de capacitar técnicos para a produção agroecológica, Crea e Embrapa promoverão o evento “Agroecologia” em Caldas Novas (abril), Cidade de Goiás (maio), Anápolis (maio) e Ceres (abril). Já o “Curso de Formação de Responsáveis Técnicos e Auditores da Produção Integrada de Feijões e Pulses” será realizado no mês de julho, na inspetoria do Crea-GO em Cristalina, com aulas práticas em uma fazenda que ainda será definida.

O PAT 2019 também prevê para abril a promoção de uma campanha de comunicação para o lançamento do aplicativo Dr. Feijão. As campanhas terão espaço nos eventos previstos no PAT, além da Tecnoshow COMIGO, em Rio Verde; e a Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec), em Goiânia.

Alcido Wander (E) e Francisco Almeida (D) assinam o PAT 2019, que prevê a realização de 22 eventos em parceria para este ano

Pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão, envolvidos nos eventos previstos no PAT, participam da reunião de assinatura do documento