Francisco Almeida é homenageado durante abertura do Encontro de Líderes

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, foi homenageado ontem (20/2), durante a abertura do 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, que reuniu cerca de 800 participantes. O presidente goiano recebeu certificado pela coordenação do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua em 2018. O coordenador-adjunto do colegiado, Eng. Agr. Arício Resende, presidente do Crea-SE, também foi homenageado.

O Encontro de Líderes reúne, anualmente, as lideranças do Sistema Confea/Crea, como presidentes do Federal, dos Regionais e da Mútua, conselheiros federais, titulares e representantes de entidades nacionais, coordenadores de câmaras especializadas dos Creas, coordenadores das Comissões de Ética dos Creas, representantes dos Creas-Jr, além de autoridades e convidados.

No evento, ocorre a definição de coordenadores e do plano de trabalho 2019 dos fóruns consultivos do Sistema: Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas, Colégio de Entidades Nacionais e Colégio de Presidentes. O 8º Encontro de Líderes Representantes é realizado de 20 a 22 de fevereiro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília-DF.

Cerca de 800 pessoas participaram da abertura do 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, que segue até amanhã (22/2), em Brasília-DF

Abertura – Além de Francisco Almeida, ainda representando o Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua; e do presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, o dispositivo de honra da abertura do Encontro também contou com as presenças da Eng. Civ. Fátima Có, presidente do Crea-DF; senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL); Eng. Civ. e deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR); deputado distrital Rogério Negreiros (PSD-DF); e do presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua, Eng. Civ. Paulo Guimarães.

Também participaram o Eng. Agr. Kleber Sousa dos Santos, coordenador das Câmaras Especializadas de Agronomia; o Eng. Civ. Wilson Lang, coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e presidente nacional do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape).

O presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Eng. Civ. Murilo Pinheiro; o presidente da Associação dos Engenheiros de Santa Catarina, Eng. Civ. Carlos Nakazima; e o coordenador do Colégio de Entidades Regionais e presidente da Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais, Eng. Amb. Helder Nocko, também compuseram o dispositivo.

Discurso – Em seu discurso de abertura, o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, deu o tom que deve permear o encontro: a atuação parlamentar das lideranças do Sistema no Encontro. Ele destacou a importância da agenda a ser realizada hoje (21/2), no Congresso Nacional.

Ao falar sobre o anunciado desarquivamento do Projeto de Lei (PL) 13/13, que considera essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por engenheiros, arquitetos e agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público, Krüger afirmou que foram recebidas 44 assinaturas, “bem mais do que as 27 necessárias”. Para ele, a participação de todos é fundamental.

Outros pontos destacados foram as recentes tragédias de Brumadinho e do Centro de Treinamentos do Flamengo. “Essas tragédias são o retrato de um país que há muito tempo deixou de se preocupar com a engenharia. Que cortou investimentos, que sucateou grandes empresas públicas, que não vê a necessidade de construir a engenharia pública da União. O Brasil não pode se tornar um país sem alvará de funcionamento”.

Quanto à formação profissional, ratificou a posição contra o ensino a distância em Engenharia e Agronomia: “Esse mesmo descaso com o país vem permitindo que a educação brasileira venha a ser achincalhada, quando constatamos a inércia para lidar com questões elementares como a propagação de cursos sem qualidade e a insistência em adotá-los por meio de um ensino a distância, ainda que contrariando todos os pareceres técnicos e científicos”.

Para o presidente do Federal, “esse tipo de educação está longe de representar qualquer avanço, muito pelo contrário, ao menos no que se refere à forma como a modalidade vem sendo aceita para os cursos de Engenharia e Agronomia”.

“O Brasil não pode se tornar um país sem alvará de funcionamento”, afirma Joel Krüger em seu discurso durante a abertura do Encontro

Reconhecimento – Ao final da cerimônia, foram entregues certificados para os coordenadores do Colégio de Presidentes de Creas e para os ex-coordenadores de Câmaras Especializadas que cumpriram o mandato no ano de 2018, incluindo o coordenador das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE) e ex-conselheiro do Crea-GO, Eng. Eletric. Jovanilson Faleiro.

“Pins” foram as homenagens para os conselheiros federais, tanto os que encerraram seus mandatos em 2018 quanto para os que iniciam em 2019, entre eles, os conselheiros federais titular e suplente, respectivamente, por Goiás: Eng. Agr. Annibal Margon e Eng. Agr., Civ. e Seg. Trab. José Augusto Toledo.

Cristina de Abreu (E), coordenadora-adjunta da CCEEE em 2018; o presidente do Confea, Joel Krüger; a presidente do Crea-DF, Fátima Có; e o coordenador da CCEEE no último ano, Jovanilson Faleiro (D), durante as homenagens

Presenças – Além de parlamentares e entre as lideranças da política classista da área tecnológica, conselheiros federais titulares e suplentes, presidentes de Creas e de entidades nacionais, coordenadores de Câmaras Especializadas, diretores da Mútua, e os ex-presidentes do Confea, os engenheiros civis Henrique Luduvice, Wilson Lang, Marcos Túlio de Melo e José Tadeu da Silva, estiveram na abertura do 8º Encontro de Líderes Representantes. O general Osvaldo Pereira, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares; e o ex-ministro do Trabalho Helton Yomura também prestigiaram o evento. (Com informações e fotos da Equipe de Comunicação do Confea)