Conselho visita instituições de ensino na capital e no interior

Dando continuidade ao processo de aproximação de instituições de ensino em todo o Estado, iniciado em 2017, os engenheiros Agrônomos Ariston Alves Afonso e José Martins de Oliveira, representando a Comissão de Educação e Atribuição Profissional e a Câmara Especializada de Agronomia do Crea-GO, visitaram, nos dias 12 e 13 de dezembro, duas instituições de ensino nos municípios de Ipameri e Urutaí: a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), respectivamente.

Na capital, foram visitadas mais duas instituições de ensino que ministram cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. A equipe composta pelos engenheiros Ariston Afonso e Luiz Eurípedes Rosa visitaram, no dia 22 de novembro, a Universidade Federal de Goiás (UFG), cujo curso tem como coordenador o professor Paulo Sérgio Scalize.

No dia 28 de novembro, nova equipe do Crea, composta por Luiz Rosa e Gean Moreira, visitaram  a RTG/FEAD, que tem como coordenador o professor Nélio Benedito Fleury. No dia 30 de novembro, os engenheiros Ariston Afonso e Luiz Rosa foram até o Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica) e na Faculdade de Tecnologia Roberto Mange. Eles foram recebidos pelas coordenadoras Kelly Sulainy Alves Constante e Lais Pinheiro Valverde, respectivamente.

No dia 12, em visita ao campus Ipameri da UEG, os representantes do Crea-GO foram recebidos pela coordenadora do Curso de Agronomia, Tatiana Vieira Ramos; e no curso de Engenharia Florestal, pelo coordenador Ismael Martins Pereira. No dia 13, no IF Goiano de Urutaí, foram recebidos pelo coordenador do curso de Agronomia, Milton da Paz Luz.

De acordo com o gestor da Coordenadoria de Educação e Atribuição Profissional do Crea-GO, Eng. Agr. Ariston Alves Afonso, as visitas, que contaram com boa receptividade de das instituições de ensino, foram bastante produtivas. “Conseguimos observar nas instituições tudo o que era necessário, dentro dos parâmetros estabelecidos pelas Câmaras Especializadas e a Comissão de Educação. Os itens necessários para avaliar a escola, relacionados aos tópicos de interesse, foram todos observados”, avaliou.

Nas dependências das escolas/faculdades/universidades visitadas, os representantes do Crea-GO observaram as instalações físicas disponíveis para a ministração das aulas, como sala de aula, laboratórios, equipamentos e, no caso dos cursos de Agronomia e Florestal, ainda é verificada a fazenda-escola, onde são realizadas as aulas práticas. A comissão do Crea também avalia a grade curricular, as cargas horárias, as ementas das disciplinas e a qualificação técnica do corpo docente para ministração de disciplinas profissionalizantes.

As instituições anteriormente visitadas foram: Faculdade de Montes Belos (2 cursos); Universidade Federal de Goiás – campus Jataí (2 cursos); Centro Universitário de Mineiros (2 cursos); Universidade de Rio Verde (4 cursos); Universidade Estadual de Goiás – campus Santa Helena (1 curso) e campus Anápolis (1 curso); o Instituto Federal Goiano, campi de Rio Verde (3 cursos), Morrinhos (1 curso) e Ceres (1 curso); o Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (1 curso); Centro Universitário UniEvangélica (1 curso); a Faculdade Metropolitana de Anápolis (1 curso), o polo de ensino a distância (EaD) da Universidade de Uberaba em Quirinópolis (3 cursos); a Faculdade de Quirinópolis (2 cursos); o Instituto Superior de Rio Verde (1 curso); o Centro Universitário de Goiatuba (1 curso); e a Faculdade Evangélica de Goianésia (1 curso); a Universidade Estadual de Goiás (1 curso); o instituto Federal Goiano de Posse (1 curso).

Na UniEvangélica, os representantes do Crea-GO foram recebidos pelo reitor Carlos Hassel, pela coordenadora Kelly S. A. Constante e por professores do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho