Presidente do Crea-GO visita Mapa e Dnit em Brasilia

A programação do 8º Encontro de Líderes, realizado de 20 a 22 de Fevereiro, em Brasília, incluiu uma visita, no dia 20 de fevereiro, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a engenheira agrônoma Tereza Cristina. O objetivo da visita foi deixar clara a vontade das lideranças do Sistema Confea/Crea em apoiar  e desenvolver projetos conjuntos que levem melhorias para as categorias da área tecnológica e para a sociedade como um todo.

Durante o encontro com a ministra, o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, falou sobre o Termo de Cooperação Técnica e Operacional assinado entre a Superintendência Federal da Agricultura em Goiás e o Conselho goiano. A ministra Tereza Cristina orientou o preenchimento de um aditivo para operacionalizar o termo de cooperação. Ela ainda disse que a secretaria responsável pela elaboração do convênio é a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI-MAPA).

Diante do exposto, uma nova reunião foi agendada para o dia 22 de fevereiro com a SDI. Pela secretaria, participaram: Luis Claudio Rodrigues de França, diretor do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária; Eduardo Mattos de Freitas, coordenador da SDI; e Bernardo Medina, assistente técnico da Secretaria de Defesa Agropecuária (DAS-MAPA). Pelo Crea-GO, participaram, além do presidente Francisco, o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos; e o Eng. Alim. Danillo Bezerra, da Coordenadoria de Integração de Dados do Crea-GO.

Durante a reunião, foi apresentada a proposta de parceria à equipe do MAPA, que conheceu o novo modelo de fiscalização orientado e inteligente adotado pelo Crea-GO, por meio da Plataforma ArcGIS, que busca otimizar a fiscalização, obtendo maior produtividade dos fiscais em menos tempo e com  menor investimento.

Na oportunidade, Francisco afirmou que “por meio do convênio, seria possível compartilhar dados e melhorar a fiscalização das duas instituições, com a disponibilização das novas ferramentas do Crea”. Já Eduardo Mattos de Freitas, coordenador da SDI, disse que a proposta é boa e viável, mas que “precisa do aval do Secretário Fernando Camargo e da ministra Tereza Cristina para que o Termo de Cooperação seja assinado em nível nacional”.

Visita ao DNIT - No mesmo dia (22/02), à tarde, foi a vez da comitiva do Crea-GO visitar o diretor executivo,  André Kunh; e o diretor geral, Antônio Leite dos Santos Filho, ambos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Francisco Almeida estava acompanhado dos assessores Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos, Eng. Alim. Danillo Bezerra e o Eng. Civ. Victor Resende. Durante a reunião foi feita a apresentação da plataforma ArcGIS com foco na infraestrutura.

Em 23 de janeiro deste ano, o Eng. Francisco Almeida, recebeu, na sala de reuniões da Presidência, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Goiás e no Distrito Federal (DNIT-GO/DF), Cláudio Macedo Ferreira. No encontro, ambos assinaram o acordo de cooperação técnica, que tem o objetivo de permitir o compartilhamento de informações entre as partes, a fim de proteger a sociedade, valorizar a atividade profissional, aperfeiçoar a segurança do sistema, além de otimizar a fiscalização, para tornar mais eficaz o processo de gestão e contratação.

Presidente do Crea-GO, eng. Agr. Francisco Almeida, visita a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a engenheira agrônoma Tereza Cristina durante o 8º Encontro de Líderes

Presidente do Crea-GO, eng. Agr. Francisco Almeida, fala sobre o Termo de Cooperação Técnica e Operacional assinado entre a Superintendência Federal da Agricultura em Goiás e o Conselho goiano, durante segundo dia de visita

Comitiva do Crea-GO se reúne com equipe do DNIT para apresentar a plataforma ARCGis com foco na infraestrutura