Crea reafirma parceria com TCM

Na tarde de ontem (7/3), o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, esteve na sede do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), onde se reuniu com o presidente do Tribunal, Joaquim Alves de Castro Neto. O objetivo da visita foi reafirmar a parceria técnica entre o Conselho e o Tribunal de Contas, apresentando as informações que o Crea coloca à disposição do TCM.

Pelo TCM-GO, também participaram do encontro o corregedor-geral Francisco José Ramos, a conselheiro Maria Teresa Garrido Santos, o conselheiro-substituto Vasco Cícero Azevedo Jambo, a secretária de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia Éricka Silva Cândido, o superintendente de Informática Marcelo de Oliveira e a auditora de Controle Externo Priscila Kelly Fernandes.

Durante o encontro, o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos, apresentou aos representantes do TCM o atual modelo de fiscalização do Crea-GO, realizado por meio da Plataforma ArcGIS, com acesso a diversos dados oriundos de órgãos das esferas municipal, estadual e federal com os quais o Conselho possui acordos de cooperação técnica – o que inclui o Tribunal.

Já o coordenador de Integração de Dados do Conselho, Eng. Civ. Eliel Oliveira, mostrou como a aplicação do sistema de Business Intelligence (BI) tem auxiliado o Crea-GO na tomada de decisões estratégicas, em especial em relação à fiscalização proativa, voltada para a atividade profissional, de maneira a evitar danos à população, a partir do cruzamento de diversos dados do banco do Conselho.

“Nós exigimos a presença de profissionais devidamente habilitados e registrados nas obras e serviços públicos das áreas das engenharias, garantindo que tudo seja feito com segurança, qualidade e economia. Essa é nossa responsabilidade e faremos isso ainda melhor trabalhando juntos”, frisa Francisco Almeida. Ainda de acordo com o presidente do Conselho, “para o dinheiro público ser bem empregado, é necessário um profissional da engenharia na condução do processo”.

Parceria – O Crea-GO e o TCM-GO possuem termo de cooperação técnica assinado desde outubro de 2015. O objetivo do documento é permitir o compartilhamento de informações e o desenvolvimento de ações conjuntas de fiscalização dos contratos de execução de obras e serviços públicos de engenharia, realizados pelos municípios em todo o Estado de Goiás. O acordo teve seu período de vigência expirado e novo documento já está em elaboração para substituir o antigo.

Representantes do Crea-GO apresentam a presidente, conselheiros e funcionários do TCM os dados disponibilizados pelo Conselho ao Tribunal, por meio do acordo de cooperação técnico assinado desde 2015