Em comemoração ao Dia da Mulher, Crea-GO promove bate-papo entre engenheiras

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na data de hoje, 8 de março, o Crea-GO promoveu, nesta manhã, o evento “Bate-papo com Elas: Mulheres Engenheiras e suas Trajetórias”. A conversa foi mediada pela coordenadora de Planejamento e Qualidade do Crea-GO, Eng. Civ. Rosana Brandão.

No evento, realizado no auditório do Crea-GO, quatro engenheiras foram convidadas para discutir suas escolhas pela área tecnológica, experiências, desafios, conquistas no mercado de trabalho e como conciliam o sucesso profissional com a vida pessoal.

Profissionais e estudantes discutem os desafios de ser mulher dentro da área tecnológica

Abertura – Na abertura do encontro, o presidente do Conselho goiano, Eng. Francisco Almeida, ressaltou a importância da atuação feminina no Sistema Confea/Crea. “Não adianta comemorarmos se não fizermos nada para a valorização das mulheres. No Crea-GO, quase 70% dos cargos de direção são exercidos por mulheres, mas, infelizmente, isso não acontece com os 44 conselheiros regionais, entre os quais temos apenas sete mulheres”.

“Vemos as dificuldades que as mulheres ainda têm que enfrentar no mercado de trabalho da Engenharia. Nós, enquanto Sistema, estamos trabalhando para mudar essa realidade. É importante sermos resilientes, para mostrarmos que sem vocês, mulheres, não somos ninguém”, completou o presidente.

Na abertura, o presidente Francisco Almeida destaca a importância das mulheres para o Sistema Confea/Crea

Discussão – Para a diretora técnica da Central de Desempenho, Eng. Civ. Tatiana Renata Pereira Jucá, a vivência de mulheres na Engenharia ainda é diferente da dos homens. “Ainda existe muito preconceito, tanto por parte do contratante, quanto por parto do cliente. Independente da área, ainda existe certa resistência do mercado sobre a atuação das mulheres”, destaca.

A pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Arroz e Feijão), Eng. Agr. Flávia Rabelo Barbosa Moreira, concorda com as dificuldades. “Quando se pensa em mulher no Brasil, em todas as áreas, nós levamos desvantagens. Resultado: precisamos ser melhores que os homens, para realmente conquistarmos nosso espaço”.

A diretora da Automatize Residências Inteligentes, Eng. Eletric. Dulcirene Maria Aires, por sua vez, destaca a importância do evento. “Eventos como o realizado pelo Crea-GO são importantes para a valorização da mulher. Temos que discutir e avaliar o que a mulher está oferecendo e sofrendo, hoje, especialmente na área tecnológica. Acredito que ainda há muita diferença, entre homens e mulheres, que precisa ser superada”, frisa.

A acadêmica de engenharia agronômica da Universidade Federal de Goiás (UFG) Bruna de Souza Bites Barbosa, que também é supervisora de Superintendências do Crea-GO Jovem, adiantou perceber uma mudança no cenário. “Em algumas das novas turmas das engenharias, vemos que às vezes há mais mulheres que homens. Estamos ocupando esse lugar, inclusive em cargos de liderança. Na diretoria regional do Crea Jovem, por exemplo, entre onze pessoas, só há um homem”, comemorou.

Flávia Rabelo (E), Tatiana Jucá, Rosana Brandão, Dulcirene Aires e Bruna Bites (D) representam as mulheres da área tecnológica no bate-papo

Sorteio – Ao final do evento, foi realizado o sorteio de duas participações na 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). A Geol. Mariane de Jesus Pereira da Silva e a Eng. Agric. Márcia Gonzaga de Castro Oliveira foram as vencedores. Com o sorteio, ambas terão suas inscrições, passagens aéreas e diárias custeadas pelo Crea-GO.

A 76ª Soea será realizada em Palmas-TO, de 16 a 19 de setembro de 2019. Maior evento da área tecnológica do Brasil, a Soea reúne, anualmente, profissionais para debater temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira. Acontece, também, durante a Semana, o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc).

A Geol. Mariane da Silva (E) e a Eng. Agric. Márcia Gonzaga (D) posam com o presidente Francisco Almeida após vencerem o sorteio para participarem da 76ª Soea