Crea e CEDD-GO assinam acordo de cooperação técnica

O presidente do Crea-GO, eng. Francisco Almeida, e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDD-GO), Hebert Batista Alves, assinaram na tarde desta terça-feira (12), na sala de reuniões da Presidência, termo de cooperação técnica.

O acordo tem foco no programa Calçada Acessível que mostra quais são os critérios técnicos para a adequação ou construção de calçadas, de forma que ofereça condições à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida de se locomover e realizar suas atividades com independência e segurança.

Representantes das instituições participam da reunião para assinatura do acordo de cooperação técnica

De acordo com o presidente do Crea-GO, eng. Francisco Almeida, a cidade de Goiânia possui inúmeros problemas nesta área. “Recentemente fizemos a fiscalização na região da 44 e vimos que há poucas calçadas acessíveis. A acessibilidade é precária. Estamos conversando com a Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), para resolvermos esse problema. Acredito que todos os Conselhos, não só o Crea, precisam ser proativos para que essa situação mude”, ressaltou Francisco.

Para o presidente do CEDD-GO, Hebert Batista Alves, a formalização do termo de cooperação técnica tem o intuito de que o Crea dê assistência técnica ao CEDD-GO. “A finalidade do nosso Conselho é promover a inclusão. Temos que avaliar se na região há arquitetura acessível e mobilidade da pessoa com deficiência. Então para que o Conselho tenha maior subsídio ao se manifestar sobre a questão da acessibilidade, estamos assinando esse acordo com o Crea para que os engenheiros nos ajude a avaliar a situação no que diz respeito ao Estado de Goiás”, afirmou.

Além do presidente, Hebert Batista, participaram da reunião o vice-presidente do CEDD-GO, Willian Veloso; o conselheiro da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Fábio Peclat dos Santos e a gerente de ensino especial da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Mercia Rosana Chavier. Pelo Crea, além do presidente Francisco Almeida, participaram a analista e conselheira Luciana Joyce Hamer; a conselheira suplente e analista Letícia Carvalho Moreira Dafico; e o assessor institucional de Políticas Públicas, eng. Civ. Victor Resende.

Presidente do CEDD-GO, Hebert Batista Alves (E); e o presidente do Crea-GO, eng. Francisco Almeida (D), assinam o termo