Crea-GO e prefeituras do interior assinam acordos de cooperação técnica

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, recebeu, na tarde de hoje (13/5), na sala de reuniões da presidência do Conselho, os prefeitos das cidades de Turvelândia, Siron Queiroz dos Santos; de Mambaí, Joaquim Barbosa Filho; e de Indiara, Divino Marques.

O objetivo da visita foi a assinatura de acordo de cooperação mútua que permite o compartilhamento de informações entre o Crea e os municípios, com foco no aprimoramento da fiscalização de obras e serviços relativos ao Sistema Confea/Crea, por meio da plataforma ArcGIS, programa que otimiza a fiscalização do Crea, obtendo maior produtividade dos fiscais em menos tempo e com  menor investimento.

Por meio do acordo, o Crea-GO também disponibilizou às prefeituras acesso aos programas “Casa Própria”, “Horta Caseira Sustentável”, “Calçada Acessível”, além da minuta do “Código de Obras” elaborada pelo Crea-GO.

Prefeitos das cidades de Turvelândia, Mambaí e Indiara e equipe durante reunião para assinatura de acordo de cooperação mútua que permite o compartilhamento de informações entre o Crea e os municípios
Prefeitos das cidades de Turvelândia, Mambaí e Indiara durante reunião para assinatura de acordo de cooperação mútua que permite o compartilhamento de informações entre o Crea e os municípios

Para o presidente Francisco Almeida, os convênios firmados são uma maneira que o Crea encontrou de contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades. E acrescentou: “somos mais de 27 mil profissionais da área tecnológica, somos a cabeça pensante da engenharia no Estado de Goiás e o Crea tem a obrigação de fazer com que essa tecnologia chegue até os prefeitos. No convênio assinado estamos oferecendo vários projetos e futuramente vamos oferecer o programa “Cidades Verdes”. Francisco deixou claro para os prefeitos que o Crea está a disposição deles para que os municípios não sejam apenas cidades dormitórios, mas municípios que possam atrair mais moradores, indústria, comércio e se desenvolvendo de forma sustentável.

Para o prefeito de Indiara, Divino Marques, o acordo chegou em boa hora. “Estamos há dois mandatos sem construir casas populares para os moradores de baixa renda. Essa parceria, que inclui do programa “Casa Própria”, veio ao encontro da ideia de distribuição de lotes. A ideia inicial era oferecer o lote com o alicerce pronto. Agora vamos dar o projeto completo por meio de sorteio e a construção será por meio de mutirão”, ressaltou.

Presidente do Crea-GO, eng. Francisco Almeida (E) e prefeito de Indiara Divino Marques assinam termo de cooperação técnica
Presidente do Crea-GO, eng. Francisco Almeida (E) e prefeito de Indiara, Divino Marques, assinam termo de cooperação técnica

Já o prefeito de Tuverlândia, Siro Queiroz, afirmou que a população só tem a ganhar. “As indústrias vão chegar e com esses projetos já vamos modelando a nossa cidades para receber futuramente  empresas ou pessoas que vão investir no município. Vamos organizar na nossa cidade  com todos os critérios exigidos pelo Conselho. Esses projetos vão favorecer muito o município. Estou muito feliz por assinar esse acordo. Talvez hoje as pessoas não entendam, mas no futuro vamos ver que valeu a pena essa assinatura dos projetos que o Crea está nos oferecendo e que vamos disponibilizar para a população”, afirmou.

Prefeito de Turvelândia Siro Queiroz (E) e Francisco Almeida também assinam termo de cooperação técnica
Prefeito de Turvelândia Siro Queiroz (E) e Francisco Almeida (D) também assinam termo de cooperação técnica

O prefeito de Mambaí, Joaquim Barbosa, agradeceu pela oportunidade de assinar o acordo de cooperação técnica. “A população de Mambaí só tem a ganhar com a parceria selada hoje com o Crea”. Ao final do encontro, os prefeitos conheceram a horta caseira do Crea, que foi implantada em 2015.

Francisco Almeida (E) e prefeito de Mambaí, Joaquim Barbosa assinam acordo
Francisco Almeida (E) e prefeito de Mambaí, Joaquim Barbosa, assinam acordo

Além do presidente do Crea-GO, participaram da reunião o assessor institucional de políticas públicas eng. Civ Victor Resende; o líder da área de gestão de convênios da fiscalização, eng. Contr. Autom. Roger Barcellos e a coordenadora do Crea Goiás Jovem, Byanca Dourado. Pela prefeitura de Mambaí, também estava presente o gestor de convênios Oseias Soares Dourado.