Crea-GO passa por virtualização de servidores

Com o objetivo de tornar seu ambiente virtual ainda mais seguro e ágil, permitindo o atendimento e a prestação de diversos serviços com excelência, o Crea-GO passa, neste mês de maio, pelo processo de virtualização total de seus servidores. O serviço é realizado com auxílio de uma empresa contratada pelo Conselho e pode impactar nos serviços prestados pelo Crea, principalmente nos dias 24 e 25 de maio.

Como explica o líder da Área de Infraestrutura de T.I. e Suporte do Crea-GO, Luciano Garcia, a virtualização de servidores significa “dividir os recursos de um hardware (servidor físico) em diversos servidores virtuais, que podem ser usados com finalidades diferentes. Dessa forma, é possível executar muitos sistemas operacionais a partir de um mesmo hardware, sem que haja interferência entre esses sistemas”.

A virtualização trará diversos benefícios para o Conselho, tais como a redução do tempo de inatividade do sistema, evitando perda de dados e paradas não planejadas; automação mais apurada de processos; melhor utilização de recursos; elevação na taxa de utilização do servidor; backups facilitados e maior segurança; e facilidade de recuperação de dados, entre outros.

Entretanto, no período em que o trabalho é realizado, alguns dos serviços do Crea-GO podem apresentar lentidão ou até ficar indisponíveis em alguns momentos. “Pedimos para que quem for solicitar certidões e outros documentos, por exemplo, o faça com antecedência, para evitar atrasos e outros transtornos”, alerta Luciano. Todo o serviço de virtualização de servidores deve ser finalizado até o fim do mês.