Crea e Codese firmam parceria técnica e RBPG convida entidades a se tornarem signatárias

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia e Região Metropolitana (Codese), Eng. Civ. Carlos Alberto Moura, assinaram, na última sexta-feira (7/6), em reunião realizada na sede do Conselho de Engenharia e Agronomia, o termo de Acordo de Cooperação Técnica nº 020/2019.

O acordo visa à implementação de ações conjuntas e de interesse mútuo, além do aperfeiçoamento das atuações de cada Conselho, no âmbito de seus interesses e competências, para o desenvolvimento de Goiânia e Região Metropolitana, com a melhoria das condições de vida da população, para que, em 2033, a Capital esteja entre os 10 municípios brasileiros com os melhores índices de desenvolvimento humano (IDH).

Francisco Almeida (E) e Carlos Alberto Moura (D) assinam o acordo de cooperação técnica entre o Crea-GO e o Codese

Com a assinatura do acordo, passa a caber ao Crea-GO, entre outros, acompanhar e orientar o Codese sobre a legislação pertinente ao Sistema Confea/Crea, tais como resoluções do Confea, decisões plenárias do Confea e também do Crea e legislações afins. O Crea também deve disponibilizar ao Codese espaços físicos na sede e nas inspetorias para realização de eventos técnicos, palestras, encontros, seminários e outros.

Já o Codese se compromete a fazer a captação de recursos e a contratação de trabalhos técnicos especializados, dentro das prerrogativas legais e das condições fiscais e financeiras do Conselho, para realização de estudos, pesquisas, projetos, programas, planos e ações focadas no aprimoramento da gestão pública e na melhoria das condições de vida da população de Goiânia e Região Metropolitana, em consonância com o acordo de cooperação e outros.

Para Francisco Almeida, o acordo é importante para promover o crescimento ordenado de Goiânia e Região Metropolitana. “Enquanto Conselho de Engenharia, o Crea detém o conhecimento técnico para contribuir para o crescimento ordenado e sustentável da cidade de Goiânia e da Região Metropolitana. Assim, temos muito com o que contribuir com o Codese para que alcancemos, juntos, o objetivo de colocar a Capital goiana entre as dez cidades com maior IDH até 2033”, considerou o presidente.

Já o presidente do Codese, Carlos Alberto Moura, destacou que ambos os conselhos já trabalham em conjunto. “O Crea de Goiás tem se destacado entre os demais Conselhos do Brasil, sempre esteve na vanguarda das ações junto à questão pública, na gestão e fiscalização de Goiânia. E o Codese tem diversos objetivos que se alinham com os objetivos do Crea, em busca de uma Goiânia melhor, como contribuir com Plano Diretor de Drenagem  e de Mobilidade Urbana da Capital. A assinatura do acordo de cooperação foi uma maneira de formalizarmos que somos parceiros e que trabalharemos juntos em benefício da sociedade”, frisou.

Além dos presidentes do Crea e do Codese, também participaram da reunião o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização do Crea, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos; o assessor institucional de Políticas Públicas, Eng. Civ. Victor Resende; e a assessora jurídica Bárbara Torres. Luiz Antônio R. Sousa, diretor administrativo financeiro do Codese; e Eduardo Câmara, assessor da presidência do Codese, também participaram.

Ainda estiveram presentes os presidentes do Sicoob Engecred, Argemiro Mendonça; da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), Roberto Elias Fernandes; e da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (AHPACEG), Haikal Helou; além do vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO).

Diretor de Parcerias Estratégicas da RBPG, Marcelo Lingütte convida os representantes das entidades a se tornarem signatários do Pacto Global

RBPG – Aproveitando a reunião, os representantes das diversas entidades assistiram a uma apresentação realizada pelo Eng. Civ. Marcelo Lingüitte, diretor de Parcerias Estratégicas da Rede Brasil do Pacto Global (RBPG), sobre a iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social, corporativa e de sustentabilidade. O pacto promove um diálogo entre empresas, organizações das Nações Unidas, sindicatos, organizações não governamentais e demais parceiros, para o desenvolvimento de um mercado global mais inclusivo e sustentável. O Crea-GO é signatário da RBPG desde maio de 2019.

“Depois de apresentar o Pacto e a importância dele para o ambiente empresarial, eu fiz um convite para que as entidades de classe aqui do Estado de Goiás possam participar, pela relevância de Goiás, não só pela atividade produtiva, mas por ter instituições como o Crea, que tem impulsionado muito esse tema, através da questão ambiental e de outros aspectos, como a questão do combate à corrupção. Então, por conta disso, achamos que seria muito relevante, a participação de organizações e empresas do Estado”, explicou Marcelo Lingüitte. Para ele, a recepção foi positiva. “Os presentes se comprometeram a se tornar signatárias e desenvolver atividades aqui”, comentou.