ABNT publica versão revisada da norma de avaliação de bens

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou no dia 27 de junho versão revisada da Norma NBR 14.653, que trata da avaliação de bens. Foram disponibilizadas as partes 1, que aborda procedimentos gerais, e a de número 3, voltada para avaliação de imóveis rurais.

ABNT NBR 14653-1:2019 – Apresenta as diretrizes para avaliação de bens, quanto a: classificação da sua natureza; instituição de terminologia, definições, símbolos e abreviaturas; descrição das atividades básicas; definição da metodologia básica; especificação das avaliações; requisitos básicos de laudos de avaliação.

ABNT NBR 14653-3:2019 – Especifica procedimentos e requisitos, bem como fornece diretrizes para a avaliação de imóveis rurais, especialmente quanto a: instituição de terminologia, definições, símbolos e abreviaturas; classificação da sua natureza; descrição das atividades básicas; definição da metodologia básica; identificação do valor; especificação das avaliações; requisitos básicos de laudos de avaliação.

A função básica dessa revisão é equiparar a norma brasileira aos novos termos internacionais adotados pelo International Valuation Standards Council, que é um órgão de verificação reconhecido mundialmente. A nova redação do normativo teve a colaboração de inúmeras entidades, como o Ibape, a Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações (Sobrea), Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal (Aneac), Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua podem adquirir o normativo com descontos especiais, que são de 50% para quem for inscrito regularmente no Confea/Crea e de 60% se também for associado à Mútua. (Com informações da Gecom do Confea).