Crea-GO apresenta aplicativo para auxiliar na elaboração de projetos de poços de infiltração durante seminário

O Crea-GO, com o apoio da Universidade Federal de Goiás, promoveu, em 10 de setembro, o seminário “Recarga hídrica do lençol freático de Goiânia e apresentação do aplicativo para obtenção de dados para elaboração de projeto”. O evento reuniu mais de 80 participantes, entre profissionais e estudantes de diversas modalidades da Engenharia, no auditório do Regional goiano.

O Seminário teve o objetivo de propor uma solução técnica que poderá promover a criação de um sistema de recarga hídrica do lençol freático e permitir, adicionalmente, o alívio das redes de microdrenagem urbana. O evento também serviu para apresentar um aplicativo desenvolvido pelo Crea-GO que fornece informações e procedimentos para elaboração de projeto de poços de infiltração para recarga do lençol freático.

Programação – No início do encontro, o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, realizou uma breve apresentação institucional do Conselho goiano. Em sua fala, o presidente tratou do trabalho realizado pelo Crea nos últimos anos, destacando, entre outros, os convênios firmados com diversos órgãos do Estado, a fiscalização georreferenciada do Conselho,  o sistema de Business Intelligence (BI) aplicado à fiscalização proativa e o Livro de Ordem Eletrônico, além do trabalho de vistoria de pontes e viadutos de Goiânia e da blitz na região da Rua 44.

Por fim, Francisco frisou o trabalho do Conselho com o projeto de Recarga Hídrica. “É um prazer, depois de um trabalho de dois anos, oferecer aos nossos profissionais uma demanda antiga, que reforça perante a sociedade a importância da atuação dos profissionais da Engenharia para o desenvolvimento sustentável”, destacou o presidente. “Temos trabalhado em conjunto com diversas instituições, públicas e privadas, para fomentar um banco de dados com nos auxiliará a atuar com a máxima eficiência a favor do desenvolvimento sustentável de todo o Estado de Goiás”, finalizou.

Presidente do Crea-GO, o Eng. Francisco Almeida realiza uma breve apresentação institucional sobre Conselho goiano

Ao fim de sua fala, o presidente, acompanhado pelos conselheiros goianos Eng. Civ. e Seg. Trab. Dolzonan da Cunha Mattos e Eng. Eletric. e Seg. Trab. Luiz Eurípedes Rosa, certificados de reconhecimento às empresas Gynsolos Ltda. e Mastersolo Engenharia Ltda. pelas ações relevantes prestadas ao Estado e pelo compartilhamento das informações referentes a sondagens, possibilitando, assim, o desenvolvimento do programa de auxílio para elaboração de projetos de poços de infiltração, o que, na prática, reduz a demanda por redes de drenagem.

Na ocasião, receberam os certificados o sócio-proprietário Carlos Batista Ferreira e o responsável técnico Eng. Civ. Ricardo Batista Azevedo, ambos da Gynsolos; e o sócio-proprietário da Mastersolo Engenharia, Eng. Civ. Rodrigo Antunes da Rocha.

Após as homenagens, foi iniciada a palestra “Estruturas de infiltração de águas pluviais para a recarga das águas freáticas e controle de erosão superficial nos solos”, ministrada pela Eng. Civ. Eufrosina Leão. Na oportunidade, a engenheira, que é doutora em Geotecnia pela Universidade de Brasília (UnB) e atua profissionalmente em Engenharia de Solo e Água, tratou sobre “o controle das águas urbanas, com a intenção de recarregar o lençol freático, abordando um pouco as erosões provocadas pelo escoamento superficial”, como explicou. Eufrosina Leão também apresentou alguns projetos tanto para controle de erosões quanto para recarga do lençol freático.

A Eng. Civ. Eufrosina Leão ministra a palestra “Estruturas de infiltração de águas pluviais para a recarga das águas freáticas e controle de erosão superficial nos solos”

Encerrando a programação do evento, o Eng. Civ. Eliel Oliveira, coordenador de Integração de Dados do Crea-GO, realizou a apresentação do aplicativo para obtenção de dados para elaboração de projetos de poços de infiltração. “Nosso principal objetivo é fomentar a execução de poços de infiltração, possibilitando a elaboração de projetos por meio do fornecimento de variáveis necessárias, como o nível do lençol freático, o tipo de solo e as taxas de infiltração. Nossa proposta foi realizar trabalhos de geoestatística para tentar determinar essas variáveis, para fornecer aos nossos profissionais, para que possam dimensionar devidamente os poços de infiltração”, explicou Eliel.

O Eng. Civ. Eliel Oliveira apresenta o aplicativo para obtenção de dados para elaboração de projetos de poços de infiltração

Sobre o aplicativo – Disponível no site do Crea-GO, na aba “Serviços” e, em seguida, “Recarga Hídrica”, a aplicação web pode ser acessada pelos profissionais registrados no Crea-GO, por meio da senha de acesso ao sistema de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Com um sistema de consulta pelo endereço, o aplicativo fornece informações básicas para o devido dimensionamento dos poços de infiltração, como o tipo de solo e a profundidade do nível do lençol freático na localidade.

De acordo com assessor de Integração de Dados do Crea-GO, Vinicyus Fróes, o Conselho realizou parcerias com empresas que fazem sondagens e ensaios de infiltração, os quais foram georreferenciados em todo o Estado de Goiás. Com esses dados, foram estimados a profundidade do lençol, o nível e a taxa de infiltração do solo.

“A finalidade do projeto é fornecer informações para os profissionais para que eles tenham condições de elaborar um projeto para fazer poços de infiltração com maior nível de assertividade. No aplicativo, é possível digitar o endereço, selecionar um ponto e aplicação web vai mostrar os pontos mais próximos onde foram feitos os ensaios de infiltração e sondagem, para verificar o índice de infiltração e o nível do lençol nesses lugares. A partir disso, o algoritmo criado estimará o nível do lençol e o índice de infiltração no ponto pesquisado”, explicou.

Ainda segundo Vinicyus, o aplicativo disponibiliza um relatório geral que fornece todas as informações do ponto específico pesquisado. “Subsidiamos o profissional com as informações necessárias para ele elaborar um projeto de poços de infiltração para seus empreendimentos. Essas informações, baseadas em cálculos,  poderão ser utilizadas nos projetos”, completou.

Modelo do Relatório de Análise Hídrica elaborado por meio do aplicativo do Crea-GO