Conselho homenageia a milésima reunião da CEA

Foi realizada na noite de 22 de setembro, no auditório do Crea-GO, uma homenagem à milésima reunião da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-GO (CEA). Com a primeira reunião realizada há 44 anos, em 1971, com apenas três conselheiros, a CEA chegou à milésima sessão em 24 de agosto de 2015, com 11 membros. Na solenidade de homenagem aos 22 agrônomos que já ocuparam o cargo de coordenador da CEA e representantes da 1ª sessão, 13 profissionais receberam um certificado de honra, incluindo o presidente do Conselho, Eng. Agr. Francisco Almeida, que exerceu a função em 1985, e José de Souza Reis Filho, atual coordenador.

Os profissionais homenageados na cerimônia

Para José Reis, “chegar a mil reuniões é uma dádiva, e ser coordenador na milésima reunião é muito bom”. Ainda de acordo com o atual coordenador da CEA, muitas pessoas contribuíram com a Câmara, e “hoje nós buscamos manter o trabalho exercido por tanto tempo e com competência, tanto em defesa da sociedade quanto pela valorização profissional”. José Reis ainda afirmou que espera que novos profissionais façam parte do Sistema, ajudando a consolidar ainda mais a carreira agronômica e a Câmara de Agronomia.

Já Anatoly Kravchenko, que foi um dos coordenadores da CEA com mais mandatos (1988, 1989, 1990, 1994, 2000 e 2001), destacou a evolução da Câmara. “Houve uma evolução muito grande. Trabalhamos muitos anos no Crea sem uma Câmara de Agronomia e a primeira tinha apenas três membros. Hoje, com 11 membros, a CEA realiza um trabalho completo e competente”, afirmou.

Homenagem – Ainda durante a solenidade, foi realizada uma homenagem especial em memória de Raimundo Ney, que fez parte da primeira reunião da CEA, foi seu coordenador em 1980 e faleceu no último dia 8. Na cerimônia, a família do Engenheiro Agrônomo esteve presente e recebeu o certificado em nome do profissional. Uma de suas filhas, a Eng. Civ. Juliana Frauzino Macedo Lima, fez uso da palavra para agradecer pelo carinho e afirmou que o pai tinha orgulho de fazer parte do Crea-GO. “Tinha certeza de que seu trabalho e dedicação iriam contribuir para a melhoria do Conselho. Considerava o Crea sua segunda casa profissional”, lembrou.

O presidente Francisco entregando certificado de honra à família de Raimundo Ney: a senhora Carlota Mendonça, viúva de Ney, e as filhas do agrônomo, Juliana e Jordana Frauzino

Ney foi conselheiro da Autarquia goiana por cinco mandatos, exercendo as funções de secretário da diretoria do Conselho (1969-1972); representante do plenário do Crea-GO junto à Câmara Especializada de Arquitetura (CEARQ) (1982-1985); membro da Comissão de Contas (1983-1984); e 1º vice-presidente do Conselho (1984-1985), chegando a exercer a presidência de novembro de 1984 a janeiro de 1985. O engenheiro ainda foi colaborador do Crea-GO, trabalhando como Gestor de Gabinete de fevereiro de 2008 a janeiro de 2010, quando voltou a ser conselheiro e membro da CEA, permanecendo até dezembro de 2012.

Emocionado, Francisco Almeida também se lembrou de Ney, de quem foi amigo. “Ele é um exemplo para nós”, destacou. Em relação à milésima reunião da CEA, Francisco frisou a luta para valorizar a Agronomia dentro do Conselho. “A experiência dentro da CEA me deu bagagem para fazer com que a Agronomia seja respeitada aqui no Crea. A maioria dos presidentes eram Engenheiros Civis que geralmente esqueciam-se da fiscalização da área agronômica. Agora, com experiência e o apoio da CEA, estamos implementando um sistema de fiscalização que é de ponta e está dando retorno”, afirmou o presidente.

Em sua fala, Francisco Almeida destacou a evolução da Agronomia dentro do Crea-GO

Foram homenageados pela milésima sessão da CEA os seguintes profissionais: Nércio Pereira Ladeira, Zezuca Pereira da Silva, Eliezer Furtado de Carvalho, Mansueto José César Lunardi, Morel Pereira Barbosa Filho, Carlos Augusto Ribeiro, Lázaro Eurípedes Xavier, José Luiz Barbosa de Araújo, Francisco Antônio de Almeida, Bartolomeu Farias de Rego Lima, Odilon Claro Lima, Anatoly Kravchenko, Carlos Alberto Lemes Bastos, Anníbal Lacerda Margon, José Martins de Oliveira, Cláudio Pereira Telles, José Renato Catarina Ribeiro, Celen Rezende, Rogério de Araújo Almeida, Elíria Alves Teixeira, José de Souza Reis Filho, Juscelino Borges Carneiro e Raimundo Ney Macêdo Lima.