Crea e UEG devem se reaproximar

Em reunião realizada na manhã de ontem (22/09) no Campus Henrique Santillo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis, o presidente do Conselho, Francisco Almeida, se encontrou com o Prof. Dr. Ivano Alessandro Devilla, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG. Acompanhados do gestor do Departamento Técnico do Crea-GO, Edvaldo Maia; inspetor chefe do Crea-GO em Anápolis, Wesley Fraga; além da inspetora auxiliar e também coordenadora geral de Infraestrutura da UEG, Ivonete da Silva Barbaresco, os representantes do Crea-GO e da UEG discutiram uma aproximação das duas instituições.

Antes de iniciar a reunião, a comitiva do Crea-GO foi conduzida por Ivonete Barbaresco à Gerência de Infraestrutura da UEG, onde trabalham profissionais do Sistema, para os quais o presidente do Conselho falou sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo Crea-GO e suas novidades, destacando os convênios na área da fiscalização firmados com diversas prefeituras, órgãos e instituições, além do requerimento e protocolo online, o novo portal e do papel das Inspetorias do Conselho, que ganham uma nova roupagem como Casas da Engenharia.

Comitiva do Crea-GO em visita à Gerência de Infraestrutura da UEG

O presidente ainda conclamou os presentes a entrarem na luta pela valorização profissional, um de seus maiores compromissos. “Conto com o apoio de vocês. Gostaria que nos ajudassem nessa luta”, afirmou. O inspetor chefe de Anápolis, Wesley Fraga, aproveitou para convidar os profissionais a participarem das discussões na Inspetoria na cidade. “Estamos abertos para que vocês participem das nossas discussões e dos nossos cursos”.

Reunião – Já em reunião com o Prof. Dr. Ivano Alessandro Devilla, que é Engenheiro Agrícola e já foi conselheiro do Crea-GO em 2013, indicado pela UEG, Francisco tratou da aproximação entre as duas instituições. A ideia do presidente é, assim como já tratado com outras instituições de ensino, participar da formação dos estudantes de cursos ligados ao Sistema Confea/Crea. “Queremos participar como pudermos. Precisamos formar profissionais que correspondam às expectativas de mercado e que trabalhem de acordo com a ética, e o Crea pode e quer ajudar nisso”, destacou Francisco Almeida.

O Prof. Dr. Ivano se mostrou pronto a aceitar a parceria, frisando que a Universidade está aberta para o Crea-GO. Ivano ainda convidou o Conselho a participar de toda a atividade acadêmica, especialmente das Semanas de Engenharia promovidas pela UEG. “A vontade de participar do Crea é uma coisa muito boa”, declarou o professor. Para Ivano, a aproximação é extremamente positiva. “Para mim, essa aproximação é essencial. Essa troca mútua entre instituições tão importantes só tem a acrescentar.”

Francisco em reunião com Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, Prof. Dr. Ivano Alessandro Devilla

Capacitação técnica – Outro assunto tratado na reunião, e que deve ser firmado no mesmo convênio, foi a capacitação da equipe de Infraestrutura da Universidade. Como afirma Ivonete Barbaresco, são 13 profissionais do Sistema trabalhando na UEG. “A parceria é bem vinda, tanto para o Crea quanto para a UEG, que vai ter uma equipe qualificada, capacitada e com amparo legal e técnico do Conselho”, afirmou. “Vejo essa aproximação com muito bons olhos. Ela servirá tanto para fortalecer o Crea na UEG e na cidade de Anápolis, quanto para a UEG fornecer para a sociedade um profissional qualificado e que exerça suas funções de acordo com a ética profissional”, completou Ivonete.

Para que a parceria entre as instituições seja oficialmente firmada, ainda será marcada uma reunião do reitor e pró-reitores, assim como professores de cursos da UEG que são ligados ao Conselho, com os representantes da Comissão e da Coordenadoria de Educação e Atribuição Profissional do Crea-GO.