Horário de Atendimento: 8h às 17h

Crea promove Ciclo de Palestras em parceria com RTG

     O Crea-GO promoveu, em parceria com a RTG Especialização, no dia 29 de setembro, um Ciclo de Palestras destinado a profissionais e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Mecânica, de Produção, Civil, Elétrica e de Estruturas. O Ciclo, com três palestras, visou colocar os participantes em dia com as atuais regras da norma brasileira, bem como auxiliá-los na escolha do segmento ao qual darão andamento após a graduação. Mais de 110 pessoas participaram.

     No primeiro momento, o Eng. Eletric. e Seg. Trab. Nélio Fleury proferiu palestra com o tema “SPDA – Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – a nova NBR 5419”, na qual falou sobre a nova norma que regulamenta a instalação de para-raios e mudou os parâmetros de dimensionamento e proteções de instalações. “É um tema atual e inovador. Pela primeira vez no Centro-Oeste um Conselho trouxe esse tema para ser discutido, o que mostra também a inovação do Crea-GO”, destacou.

     Já o segundo assunto tratado, em palestra ministrada pelo Eng. Civ. Cezar Valmor Mortari, foi “Estruturas Metálicas – Inovação, Sustentabilidade e Viabilidade Econômica”. Em sua fala, Mortari tratou do uso das estruturas metálicas, a sua evolução ao longo do tempo e o estágio em que a tecnologia se encontra atualmente, além de suas vantagens competitivas em relação aos demais sistemas construtivos. “O uso da estrutura metálica no Brasil é muito restrito, comparado aos outros países e, como é um momento de transição entre a construção convencional e a construção industrializada, da qual a estrutura metálica faz parte, os profissionais precisam se atualizar”, explica Mortari.

     A última palestra, “Projeto e Execução de Alvenarias – Fiscalização e Critérios de Aceitação”, por sua vez, foi ministrada pelo Eng. Civ. Luís Viana dos Santos Júnior, que tratou, principalmente, da racionalização das alvenarias de vedação, que, como explica, “são uma ferramenta que deve ser utilizada na melhoria dos processos construtivos”. De acordo com Luís, o assunto é importante porque “além da redução das perdas, [as alvenarias] também melhoram a qualidade do produto final, o que influencia até na venda”.

     Para o Eng. Eletric. Deusdete Braga, que assistiu às palestras, as aulas proferidas são de extrema importância para atualização dos profissionais. “Nos últimos anos, a construção civil tem passado por um processo muito dinâmico. A cada momento têm aparecido novas técnicas de produção, então essa reciclagem é muito importante.” Ainda de acordo com o profissional, o Crea-GO é o grande protetor dos engenheiros. “Além do papel de fiscalização e da postura de dar qualidade às obras, também é importante levar todas essas informações aos profissionais, de maneira facilitada”, destacou.

 

O Ciclo de Palestra reuniu mais de 110 participantes no auditório do Crea-GO
O Ciclo de Palestra reuniu mais de 110 participantes no auditório do Crea-GO

Baixe nossos Aplicativos 

   



 

Redes Sociais