Para manter a certificação ISO 9001, Conselho passa por auditoria externa

De 5 a 7 de outubro, o Crea-GO passa por auditoria externa de supervisão, realizada pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil), por meio da auditora líder Gislaine Menezes de Souza, de forma a verificar a manutenção da conformidade do sistema de gestão da qualidade certificado, de acordo com a NBR ISO 9001:2008, no que diz respeito à fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia e da Meteorologia em seus níveis médio e superior. Mais de 150 colaboradores serão envolvidos na auditoria, de maneira direta ou indireta.

Na reunião de abertura, o presidente do Conselho, Francisco Almeida, destacou que o Sistema de Gestão da Qualidade do Crea-GO foi implantado em sua última gestão, e que as normas precisam ser seguidas para que a qualidade seja contínua e não dependa das mudanças na presidência. “Quero reafirmar o meu compromisso de seguir as normas, para que possamos mostrar à sociedade que o nosso conselho é de qualidade e de Estado”.

A auditora líder Gislaine Menezes, por sua vez, ressaltando a importância das atividades do Crea-GO, tanto para os profissionais do Sistema, como para a sociedade como um todo, lembrou que o compromisso com o planejamento e a gestão da qualidade “não é importante só pela certificação, que é apenas uma coroação, mas como uma ferramenta”, declarou. “Para uma empresa que presta um serviço tão importante para a sociedade é essencial que ela possa garantir a entrega de seus serviços da forma como deve ser feito, ou seja, atendendo aos requisitos legais, assim como às exigências da sociedade e dos profissionais”, completou Gislaine.

A NBR ISO 9001 é uma norma internacional que serve como modelo para um sistema de gestão da qualidade e é aplicável em todo e qualquer tipo de organização que deseja aumentar a satisfação do seu cliente. Uma organização certificada segundo a ISO 9001 consegue se antecipar às necessidades do mercado através do auxílio de indicadores, padronização dos processos e acompanhamento contínuo para melhoria. A certificação, como explica Gislaine, “é uma mostra de que uma empresa atende aos requisitos e consegue entregar os serviços conforme planejado”.

À mesa, o presidente esteve acompanhando de Rosana Brandão, coordenadora de Gestão e Qualidade do Crea-GO (e), e de Gislaine Menezes Souza, auditora líder
À mesa, o presidente esteve acompanhando de Rosana Brandão, coordenadora de Gestão e Qualidade do Crea-GO, e de Gislaine Menezes Souza, auditora líder